BUSCA  
 
    São Marcos, 25 de Setembro de 2016 |   Institucional   |   Anuncie   |   Assinaturas   |   Expediente   |   Colabore   |   Contato   |  
 
 
 
 
Agenda
COSTELÃO DO ROTARY É NESTE DOMINGO (25). Rotary Club São Marcos promove o XIV Costelão da entidade. O evento acontece no salão da Linha Zambeccari, a partir das 12 horas. Os ingressos podem ser adquiridos junto aos representantes da entidade. Participe!
 
Empresas
VIDA DE OURO ESTÁ EM NOVO ENDEREÇO. Vida de Ouro Corretora de Seguros e Previdência inaugurou nova sede administrativa em São Marcos, no último dia 19 de agosto. A empresa atende, agora, em prédio na esquina da Rua Padre Feijó com a Avenida Venâncio Aires
 
MISTELA DA SINUELO RECEBE 50ª PREMIAÇÃO. Grande Prova Vinhos do Brasil premiou produtos da Vinícola Sinuelo no último dia 3 de agosto. Mistela Reggio tem mais de 50 premiações internacionais e conquistou mais uma medalha de Ouro
 
CIC REÚNE CANDIDATOS A PREFEITO EM EVENTO NA AMSM. Geraldo, Juninho, Kuwer e Susin apresentaram propostas a sócios da entidade empresarial no primeiro encontro entre prefeituráveis são-marquenses do pleito municipal de 2 de outubro
 
SUSPENTECH RECEBE REPRESENTANTES DE TODO O PAÍS. Nos dias 5, 6 e 7 de agosto metalúrgica são-marquense promoveu programação com presença de 60 representantes comerciais
 
Esportes
Campeonato de jiu jitsu transferido! Competição de jiu jitsu, prevista para acontecer neste domingo (18) em São Marcos, acontecerá somente no dia 26 e novembro, sábado
 
São Marcos sedia campeonato de jiu jitsu pela primeira vez. No próximo dia 18 de setembro, domingo, a turma de jiu jitsu da Academia Alta Energia promove campeonato no Clube Grêmio Americano. Evento terá com presença de atletas de diversos municípios
 

INSTITUCIONAL

 
 
JORNAL L'ATTUALITÀ
Há 19 anos presente na vida dos são-marquenses


A primeira edição do Jornal foi publicada em 11 de setembro de 1997

          Em 11 de setembro de 1997, as jovens Roseméri Regina Drago e Elisangela Trevisan, na época, ambas funcionarias do extinto Jornal Cidade, montaram a sociedade e fundaram o novo jornal em São Marcos. A escolha do nome, L’Attualità – que significa atualidade em italiano – buscou homenagear os descendentes de imigrantes italianos, devido à predominância da cultura em São Marcos. Na primeira edição, em 11 de setembro de 1997, entre as matérias, as manchetes foram a Festa dos Motoristas, que traria para o evento as marcas Ipiranga e Pirelli; a rainha da AMSM, Daiane Vanin, e a princesa Briani Bertolazzi, que divulgaram a festa na Exposição Internacional de Animais de Esteio – RS (Expointer); a morte do Dr. Raymundo Pessini (aos 72 anos de idade); os 25 anos de fundação do Grupo de Escoteiros Tabajara; e a morte de pais e filhos, Leovegildo, Francisco e Cristiano Ramos Ribeiro, respectivamente, em um acidente ao longo do bairro Michelon, na BR 116.
      No início, o trabalho era realizado pelas duas proprietárias e mais uma funcionária. Elisangela permaneceu na sociedade até 2000 e, desde então, Roseméri tornou-se a única proprietária, apoiada hoje por mais 6 funcionários. Atualmente, 50% da população são marquense, de um total de 20.537 habitantes, tem acesso direto ao jornal, em casa, no escritório ou empresa, sendo que o L’Attualità também é distribuído em Campestre da Serra e Criúva. Em fevereiro de 2013 também foi criado o site do Jornal (www.lattualita.com.br) como forma alternativa e complementar de comunicação com a comunidade, são feitas atualizações constantes para que o leitor tenha acesso à informação de maneira prática e rápida.
       Hoje, além das matérias locais, também são publicados artigos de profissionais são-marquenses e anúncios do comércio. São 6 colunistas que escrevem sobre moda, culinária, tradicionalismo, saúde, entre outros assuntos. No Jornal L’Attualità também encontram espaço entidades e escolas de São Marcos que buscam comunicar-se diretamente com a comunidade em que se inserem. “Dentro da realidade de nosso município, que é um universo menor com uma população de 20 mil hab, nós conseguimos implantar uma empresa de comunicação com boa estrutura atendendo aos princípios profissionais e éticos do jornalismo moderno, abandonando o antigo paradigma de empresa de comunicação vinculada a partidos políticos. E que o nosso objetivo é atender as necessidades de nossa comunidade na parte editorial e publicitária, acompanhando o crescimento sócio econômico de nosso município”, destaca a jornalista Roseméri Regina Drago. Na comemoração dos 10 anos de fundação, houve sessão solene na Câmara dos Vereadores de São Marcos, homenagem proposta pela vereadora Aparecida Libardi Boff, que contou com a participação de cerca de 100 pessoas.


Equipe do L'Attualità com escritor L.F. Verissimo em reunião-jantar da CIC

10 anos do Jornal L’Attualità



A Câmara de Vereadores de São Marcos, por iniciativa da vereadora Maria Aparecida Libardi Boff (PMDB), promoveu, no dia 13 de setembro de 2007, sessão solene em homenagem aos 10 anos de fundação do Jornal L’Attualità. Cerca de 100 pessoas participaram da cerimônia, realizada no Auditório Joaquim Grison, anexo ao Centro Administrativo Municipal. Na oportunidade, houve pronunciamento da autora da indicação, dos líderes de bancada Eri Zanela (PP) e Alcides Baticini (PDT), da proprietária do Jornal L’Attualità, a jornalista Roseméri Regina Drago, da jornalista Sabrina Reis e do então prefeito de São Marcos Demétrio Lazzaretti. Durante a solenidade, a vereadora Aparecida entregou a Roseméri uma placa comemorativa à primeira década de existência do Jornal L’Attualità. Prestigiaram a cerimônia autoridades municipais e convidados, entre eles o gerente do departamento de impressão do Jornal Pioneiro, Paulo Motta. Após a homenagem, foi servido coquetel de confraternização a todos os presentes.


Câmara de Vereadores homenageou Jornal no mês de setembro de 2007

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MISSÃO, VISÃO E VALORES

          A missão da empresa é apurar, produzir e divulgar informação de qualidade, promovendo a reflexão e debate necessários para promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades em que o L’Attualità atua.
        Como visão o Jornal L’Attualità busca assegurar e ampliar o espaço da imprensa independente, desvinculada de interesses de grupos econômicos e políticos, em São Marcos, fortalecendo o ambiente democrático e as condições necessárias para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do município. Idealiza também garantir a presença de conceitos modernos de comunicação em municípios de interior, com perfil populacional pequeno, como é o caso São Marcos, Campestre da Serra e comunidades próximas, áreas de abrangência do veículo.
   Seus valores são imparcialidade, veracidade, credibilidade, honestidade, comprometimento, liderança, integração e engajamento social.


 
 
Plantão Policial
FURTO, APREENSÃO DE MOTOCICLETA ROUBADA E PRODUTOS PIRATEADOS NESTA SEXTA (23). A BM de São Marcos abordou vendedor de produtos pirateados na Rua João Gotardo, apreendeu motocicleta roubada em Flores da Cunha e registrou furto no Loteamento Vida Nova
 
Acidente de trânsito deixa feridos no bairro Francisco Doncatto
 
BOATE CURVAS FOI ALVO DE ASSALTANTES. Três indivíduos armados e encapuzados levaram dinheiro e pertences de funcionárias na noite desta quinta-feira (15)
 
Enquete
Diante do Projeto de Lei Nº 015 de 01 de Julho de 2016, encaminhado para a Câmara de Vereadores de São Marcos para autorizar a venda de imóveis de propriedade do município. Matrícula 3.513 - uma área de terra com 3500 m² localizada na fazenda Pedras Brancas, contendo 1 prédio de alvenaria mais uma casa de madeira e outras benfeitorias; Matrícula 2.391 – um terreno com 360 m² urbano localizado no denominado Loteamento Vila Industrial, sem benfeitorias; Matrícula 4.072 – um terreno urbano com 361,20 m² situado no Loteamento Progresso, sem benfeitorias. Com a venda destes imóveis objetivando contribuir nas ações emergenciais a fim de restabelecer a situação financeira da prefeitura. Você é contra ou a favor à venda destes imóveis?
Sim
Não
Não sei
 
  Ver votação até agora
  Ver enquetes anteriores
 
Consulados
 
E-mails Recebidos
Estamos vivenciando algo sem comparação em termos de economia em nosso país. Todos nós também sabemos que se trata de fatores políticos que interferiram no modo de agir de todos os brasileiros, sem produção, sem consumos e sem perspectiva de futuro. A redução nos gastos em todos os setores fazem com que vivamos um clima de desolação, marasmo.

Se tivermos uma solução urgente para o problema político, certamente tomando atitudes incentivadoras haveremos de um todo progredir, gerar empregos, gerar recursos.

Nossos governantes em todos os escalões dizem tomar medidas, porém, sabemos que o inchaço nas repartições públicas fazem com que o Estado seja submisso ao servidor, em número excessivo, a renda nem sequer paga o funcionalismo.

Nossas fábricas começam a decadência e o sucateamento do poder produtivo e da rentabilidade, necessário se faz trazer presente o poder de reposição através de incentivos financeiros das casas creditícias.

Preocupa-nos o futuro de nosso Brasil, enquanto não há o investimento necessário na educação (ensino) que proporciona a abertura da mente na projeção de bens para a população.

E o nosso povo, cada vez mais doente e desamparado.

Os desvios devem sim ser punidos, mas também ressarcidos, voltando as suas
origens para que possam gerar novos recursos. Pobres municipalistas (prefeito e vereadores) o futuro se vos apresenta obscuro, estamos apostando para que tenham pleno êxito em vossa jornada, e, enquanto isto, com o coração amargurado pela atual situação, fico almejando sinceramente que todos sejam MUITO FELIZES, sonhar ainda nos é permitido.
Enviado por:
Edejaime Cioatto, empresário e ex-prefeito de São Marcos
12 de agosto - 08:58
ECONOMIA

Os dias atuais merecem muita reflexão por parte das pessoas que geram nossa economia.

Fazemos um ponto de indignação diante do caos financeiro em que se encontra nosso país em todos os segmentos, sem excluir algum. O poder de compra do povo brasileiro está em baixa, a inflação em alta, os juros insuportáveis, a falta de estímulo para com a produção, o sucateamento de nossas indústrias fazem com que os custos se elevam perdendo a competitividade.

Todos sabem que sem a geração de empregos não há economia que subsista.

A geração de impostos e consequente aumento da arrecadação municipal, estadual e federal, somente é possível com o aumento da produção, há solução para o impasse, basta a boa vontade de nossos governantes.

Com a atual situação, pergunta-se quem ousará criar empresa, gerar empregos, proporcionar a criação de renda? Difícil encontrar alguém corajoso e audacioso para investir.

Nossos governantes em todos os níveis dificultam com a burocracia e com os altos encargos. O judiciário penalizando os empresários e suas empresas, os trabalhadores socorrendo-se nas leis trabalhistas, que são terríveis aos empresários.

Devemos sensibilizar nossos governantes para que de uma forma amigável haja mais tolerância e compreensão entre trabalhadores, empresários no geral e o judiciário (leis mais brandas).
Enviado por:
Edejaime Cioatto, empresário e ex-prefeito de São Marcos
26 de julho - 18:16
POLÍTICA

Boa sorte a todos!

Aproxima-se o dia 2 de outubro de 2016, data em que serão realizadas as eleições municipais. Oportunidade em que, mais uma vez, a democracia nos proporciona o direito de escolhermos os nosso preferidos.

Antecipadamente, quero tecer meus mais justos elogios para com aqueles que colocam-se à disposição para administrar o futuro de nosso Município para os próximos quatro anos. É certo de que todos estão imbuídos dos melhores propósitos de bem gerir o bem público. Todos, com maior ou menor capacidade, porém, apostando no proporcionar o bem estar de toda nossa comunidade. Agradecer os candidatos é pouco diante da disposição de prestar serviços à comunidade, quer seja candidato a prefeito, vice-prefeito ou vereador.

A reciprocidade financeira é muito baixa diante do tempo a ser empregado à causa pública, não tem dia, hora ou lugar para prestar serviço.

A desacreditada classe política que norteia o nosso país não pode ser comparada aos dedicados candidatos que querem trazer o bem para a nossa cidade, ainda temos pessoas de gabarito em nosso meio comunitário, não podemos generalizar por baixo.

Portanto, candidatos, demonstrem sua capacidade e desejo de fazer o bem, não levem em conta as críticas, vocês só merecem elogios. Parabéns e minha ardente manifestação de que sejam e façam todos MUITO FELIZES.
Enviado por:
Edejaime Cioatto, empresário e ex-prefeito de São Marcos
26 de julho - 09:23
Prezada Rosemeri,

Ao cumprimentá-la cordialmente, queremos agradecer profundamente a sua divulgação na mídia por ocasião da 15ª Feijoada realizada por esta Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Marcos.

Em função de seu gesto de solidariedade, sentimo-nos na obrigação de lhe informar um pouco sobre esta Entidade. Atualmente atendemos 103 pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas. Realizamos atendimentos totalmente gratuitos distribuídos entre fonoaudiologia, fisioterapia ocupacional, psicologia, serviço social, enfermagem, equoterapia e natação. Além dos atendimentos temos a Escola Raio de Sol, onde os alunos são distribuídos entre os diferentes níveis e ainda participam de oficinas e projetos oferecidos pela Instituição, que conta com 30 profissionais entre funcionários e prestadores de serviço, além de voluntários.

Enfim, nossos esforços estão voltados a uma total qualidade de vida à pessoa com deficiência intelectual e múltipla e colocamos nossa Apae à disposição para uma visitação onde teremos imensa satisfação em mostrar-lhe com detalhes todos os nossos projetos.
Enviado por:
Suzete Mari Sandri Ampessan, presidente da Apae de São Marcos
26 de julho - 09:22
CÃO DESAPARECIDO

Meu cão desapareceu ontem (quinta-feira, 21 de julho)  no final da tarde, nas redondezas da Padaria Capelin, bairro Pólo. Ele atende por Peleguinho,  é muito dócil e querido!

Está usando uma coleira azul!

Qualquer notícia entrar em contato pelo telefone (54) 9139 9347.


Enviado por:
Jú Costa
25 de julho - 08:42
Bom dia,
Primeiramente peço desculpas por ter estado ausente por tanto tempo.
Agora quero me reportar ao fato mais importante, é quase meio século de existência de nosso querido GINÁSIO como costumeiramente chamamos.
Fundado pelas Irmãs de São José, tem uma história marcante em nosso meio. Por suas salas de aula passaram pessoas importantíssimas no desenvolvimento de nossa cidade e de nossa sociedade. Pelos recantos do Brasil e mesmo do exterior existem ex-alunos desta prestimosa e prestigiosa escola.
É ponto de referência no ensino estadual.
Sempre com direção que se submete com afinco nas atividades e professores dedicados e qualificados.
Uma festa comemorativa em que todos gostariam de ser convidados e lembrados, é um marco na vida desta Entidade.
Tive o privilégio de cursar o meu Ginásio na escola e também lá lecionar, o que foi para mim uma honra.
Cumprimentar a todos é o meu dever e também expressar nossos desejos que o progresso e o sucesso sejam constantes na trajetória desta gloriosa Escola.
Parabéns a todos!
Enviado por:
Edejaime Cioatto, empresário e ex-prefeito de São Marcos
18 de maio - 08:54
REDUÇÃO DE DESPESAS PELA REGIÃO

O Brasil vive um momento onde empresas, famílias e prefeituras estão cortando gastos. Talvez este seja um dos grandes motivos da retração econômica, pois quando estes reduzem os gastos o efeito dominó acaba refletindo em toda a economia.

Quanto às prefeituras, tivemos decretos de redução de despesas em Caxias do Sul, Porto Alegre, além de centenas de municípios pelo Rio Grande.

Na página 14 do Pioneiro, de 08/04/2016, tivemos a notícia de um decreto do Prefeito da cidade vizinha, Flores da Cunha, reforçando a ideia de que a saída neste momento é o enxugamento. Naquele Município, pelo decreto, serão cortados R$ 4 milhões do orçamento de 2016, segundo a notícia.

São Marcos não está isolada, tirando o fato do atual Prefeito ter recebido o Município com uma dívida de curto prazo inédita, conforme relatório do Tribunal de Contas, ano base 2012 (site do TCE-RS).

O momento é histórico e de muita responsabilidade. Aventuras irresponsáveis poderiam ter inviabilizado o Município, comprometendo por décadas os serviços públicos.

Por fim reforçar meu posicionamento contrário ao populismo e às soluções mágicas, conforme estou lendo e ouvindo de algumas lideranças. O momento é de reformas administrativas, aprimoramento da gestão e busca por um melhor atendimento à população, além de austeridade na busca de recursos para investimentos.
Enviado por:
Geraldo Sandri, professor universitário e ex-vereador
11 de abril - 08:32
Veja outros e-mails recebidos
 
Jornal L’Attualità  |  Rua Padre Feijó, 843  |  Sl. 24  |  São Marcos RS  |  Fone: (54) 3291 2200 - 3291 2218  |  jornal@lattualita.com.br  |  Todos os direitos reservados. Copyright 2011.