BUSCA  
 
    São Marcos, 30 de Maio de 2016 |   Institucional   |   Anuncie   |   Assinaturas   |   Expediente   |   Colabore   |   Contato   |  
 
 
 
 
Empresas
PASSARELA DE NEGÓCIOS reuniu mais de 60 mulheres em São Marcos, dia 5 de maio: ‘Foi muito bom, atingiu as expectativas’
 
CIRURGIA PARA DIMIINUIR BOCHECAS: sensação entre as celebridades pelo mundo já pode ser feita em São Marcos
 
SICREDI APROVA SÃO-MARQUENSE VAGNER SOTORIVA para suplência do Conselho Fiscal
 
EMPRESA ANUNCIA VAGAS PARA SÃO MARCOS. Estão disponíveis vagas de cozinheira para os turnos do dia e da noite. Empresa oferece salário compatível com a função mais plano de benefícios
 
Esportes
Eliminados da Liberadores, times de São Marcos cancelam clássico municipal da última rodada
 

INSTITUCIONAL

 
 
JORNAL L'ATTUALITÀ
Há 19 anos presente na vida dos são-marquenses


A primeira edição do Jornal foi publicada em 11 de setembro de 1997

          Em 11 de setembro de 1997, as jovens Roseméri Regina Drago e Elisangela Trevisan, na época, ambas funcionarias do extinto Jornal Cidade, montaram a sociedade e fundaram o novo jornal em São Marcos. A escolha do nome, L’Attualità – que significa atualidade em italiano – buscou homenagear os descendentes de imigrantes italianos, devido à predominância da cultura em São Marcos. Na primeira edição, em 11 de setembro de 1997, entre as matérias, as manchetes foram a Festa dos Motoristas, que traria para o evento as marcas Ipiranga e Pirelli; a rainha da AMSM, Daiane Vanin, e a princesa Briani Bertolazzi, que divulgaram a festa na Exposição Internacional de Animais de Esteio – RS (Expointer); a morte do Dr. Raymundo Pessini (aos 72 anos de idade); os 25 anos de fundação do Grupo de Escoteiros Tabajara; e a morte de pais e filhos, Leovegildo, Francisco e Cristiano Ramos Ribeiro, respectivamente, em um acidente ao longo do bairro Michelon, na BR 116.
      No início, o trabalho era realizado pelas duas proprietárias e mais uma funcionária. Elisangela permaneceu na sociedade até 2000 e, desde então, Roseméri tornou-se a única proprietária, apoiada hoje por mais 6 funcionários. Atualmente, 50% da população são marquense, de um total de 20.537 habitantes, tem acesso direto ao jornal, em casa, no escritório ou empresa, sendo que o L’Attualità também é distribuído em Campestre da Serra e Criúva. Em fevereiro de 2013 também foi criado o site do Jornal (www.lattualita.com.br) como forma alternativa e complementar de comunicação com a comunidade, são feitas atualizações constantes para que o leitor tenha acesso à informação de maneira prática e rápida.
       Hoje, além das matérias locais, também são publicados artigos de profissionais são-marquenses e anúncios do comércio. São 6 colunistas que escrevem sobre moda, culinária, tradicionalismo, saúde, entre outros assuntos. No Jornal L’Attualità também encontram espaço entidades e escolas de São Marcos que buscam comunicar-se diretamente com a comunidade em que se inserem. “Dentro da realidade de nosso município, que é um universo menor com uma população de 20 mil hab, nós conseguimos implantar uma empresa de comunicação com boa estrutura atendendo aos princípios profissionais e éticos do jornalismo moderno, abandonando o antigo paradigma de empresa de comunicação vinculada a partidos políticos. E que o nosso objetivo é atender as necessidades de nossa comunidade na parte editorial e publicitária, acompanhando o crescimento sócio econômico de nosso município”, destaca a jornalista Roseméri Regina Drago. Na comemoração dos 10 anos de fundação, houve sessão solene na Câmara dos Vereadores de São Marcos, homenagem proposta pela vereadora Aparecida Libardi Boff, que contou com a participação de cerca de 100 pessoas.


Equipe do L'Attualità com escritor L.F. Verissimo em reunião-jantar da CIC

10 anos do Jornal L’Attualità



A Câmara de Vereadores de São Marcos, por iniciativa da vereadora Maria Aparecida Libardi Boff (PMDB), promoveu, no dia 13 de setembro de 2007, sessão solene em homenagem aos 10 anos de fundação do Jornal L’Attualità. Cerca de 100 pessoas participaram da cerimônia, realizada no Auditório Joaquim Grison, anexo ao Centro Administrativo Municipal. Na oportunidade, houve pronunciamento da autora da indicação, dos líderes de bancada Eri Zanela (PP) e Alcides Baticini (PDT), da proprietária do Jornal L’Attualità, a jornalista Roseméri Regina Drago, da jornalista Sabrina Reis e do então prefeito de São Marcos Demétrio Lazzaretti. Durante a solenidade, a vereadora Aparecida entregou a Roseméri uma placa comemorativa à primeira década de existência do Jornal L’Attualità. Prestigiaram a cerimônia autoridades municipais e convidados, entre eles o gerente do departamento de impressão do Jornal Pioneiro, Paulo Motta. Após a homenagem, foi servido coquetel de confraternização a todos os presentes.


Câmara de Vereadores homenageou Jornal no mês de setembro de 2007

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MISSÃO, VISÃO E VALORES

          A missão da empresa é apurar, produzir e divulgar informação de qualidade, promovendo a reflexão e debate necessários para promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades em que o L’Attualità atua.
        Como visão o Jornal L’Attualità busca assegurar e ampliar o espaço da imprensa independente, desvinculada de interesses de grupos econômicos e políticos, em São Marcos, fortalecendo o ambiente democrático e as condições necessárias para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do município. Idealiza também garantir a presença de conceitos modernos de comunicação em municípios de interior, com perfil populacional pequeno, como é o caso São Marcos, Campestre da Serra e comunidades próximas, áreas de abrangência do veículo.
   Seus valores são imparcialidade, veracidade, credibilidade, honestidade, comprometimento, liderança, integração e engajamento social.


 
 
Plantão Policial
São Marcos teve atropelamento na BR e furto a três apartamentos nesta segunda (16)
 
FURTOS NO INTERIOR E NA CIDADE NESTE SÁBADO (14) E DOMINGO (15). Em São Roque bandidos levaram até porcos! Já na cidade casa na José de Alencar foi alvo
 
Polícia prende jovem de 24 anos por receptação e porte ilegal de armas
 
Enquete
Diante da situação política brasileira, você acha que a saída para o país é:
impeachment da presidente Dilma Roussef (PT) com o vice Michel Temer (PMDB) assumindo o poder.
impeachment de Dilma e impugnação da chapa vencedora da eleição com convocação de nova eleição.
impeachment de Dilma e instauração de uma ditadura militar.
mudança do regime do presidencialismo para o parlamentarismo.
o resultado da eleição deve ser respeitado com a presidente Dilma seguindo com seu mandato até 2018.
 
  Ver votação até agora
  Ver enquetes anteriores
 
Consulados
 
E-mails Recebidos
Bom dia,
Primeiramente peço desculpas por ter estado ausente por tanto tempo.
Agora quero me reportar ao fato mais importante, é quase meio século de existência de nosso querido GINÁSIO como costumeiramente chamamos.
Fundado pelas Irmãs de São José, tem uma história marcante em nosso meio. Por suas salas de aula passaram pessoas importantíssimas no desenvolvimento de nossa cidade e de nossa sociedade. Pelos recantos do Brasil e mesmo do exterior existem ex-alunos desta prestimosa e prestigiosa escola.
É ponto de referência no ensino estadual.
Sempre com direção que se submete com afinco nas atividades e professores dedicados e qualificados.
Uma festa comemorativa em que todos gostariam de ser convidados e lembrados, é um marco na vida desta Entidade.
Tive o privilégio de cursar o meu Ginásio na escola e também lá lecionar, o que foi para mim uma honra.
Cumprimentar a todos é o meu dever e também expressar nossos desejos que o progresso e o sucesso sejam constantes na trajetória desta gloriosa Escola.
Parabéns a todos!
Enviado por:
Edejaime Cioatto, empresário e ex-prefeito de São Marcos
18 de maio - 08:54
REDUÇÃO DE DESPESAS PELA REGIÃO

O Brasil vive um momento onde empresas, famílias e prefeituras estão cortando gastos. Talvez este seja um dos grandes motivos da retração econômica, pois quando estes reduzem os gastos o efeito dominó acaba refletindo em toda a economia.

Quanto às prefeituras, tivemos decretos de redução de despesas em Caxias do Sul, Porto Alegre, além de centenas de municípios pelo Rio Grande.

Na página 14 do Pioneiro, de 08/04/2016, tivemos a notícia de um decreto do Prefeito da cidade vizinha, Flores da Cunha, reforçando a ideia de que a saída neste momento é o enxugamento. Naquele Município, pelo decreto, serão cortados R$ 4 milhões do orçamento de 2016, segundo a notícia.

São Marcos não está isolada, tirando o fato do atual Prefeito ter recebido o Município com uma dívida de curto prazo inédita, conforme relatório do Tribunal de Contas, ano base 2012 (site do TCE-RS).

O momento é histórico e de muita responsabilidade. Aventuras irresponsáveis poderiam ter inviabilizado o Município, comprometendo por décadas os serviços públicos.

Por fim reforçar meu posicionamento contrário ao populismo e às soluções mágicas, conforme estou lendo e ouvindo de algumas lideranças. O momento é de reformas administrativas, aprimoramento da gestão e busca por um melhor atendimento à população, além de austeridade na busca de recursos para investimentos.
Enviado por:
Geraldo Sandri, professor universitário e ex-vereador
11 de abril - 08:32
Rosemeri!

Honrada pela reportagem através do Jornal L’Attualità, confesso que me senti feliz, vendo meu trabalho lembrado por ti, uma jornalista brilhante e atenciosa para com todos.

A tua visita me trouxe incentivo para continuar arquivando em prol da cultura e futuras gerações.
Enviado por:
Professora Arilde Cecília Chemello Bertelli
08 de abril - 09:09
O POPULISMO E SUAS MAZELAS

Observamos diariamente populistas de todas as linhas de pensamento pregando receitas prontas para determinadas atividades. Na política é onde observamos isso com maior clareza.

Políticos e partidários de determinadas linhas não analisam com serenidade certas situações, e sim sob a ótica de seus próprios interesses. Como exemplo podemos citar aqueles que buscam o desgaste do adversário, a qualquer custo e, talvez por desconhecimento e/ou demagogia, não registram pontos positivos (e eles sempre existem). Apostam na crítica sistemática, tornando-se míopes, sempre visando o seu interesse e não o da coletividade.

Podemos fazer testes acompanhando determinadas manifestações de pessoas que, claramente, buscam seu benefício próprio, repito.

E esse populismo e incoerência precisam ser detectados pela população e, é claro, condenados.

Poderíamos chamar de “demagogia barata”, que traz mazelas prejudiciais ao andamento das boas ações, sejam elas de governo ou de entidades. Fiquemos atentos. Isso acontece bem perto de nós.
Enviado por:
Geraldo Sandri, professor universitário e ex-vereador
29 de fevereiro - 08:06
PALOMA PROCURA SEREIA!

Minha cachorra está desaparecida. O nome dela é Sereia. É toda branca e só é caramelo ao redor dos olhos e nas orelhas, tem porte médio e é extremamente dócil.

Estava sem coleira, usando apenas uma de plástico fininha (anti pulgas).

A última vez que foi vista foi na empresa Rizzomas na sexta-feira, 8 de janeiro, começo da tarde. Moramos perto da Sanel Móveis.

Vou gratificar quem encontrá-la!

Meu contato: (54) 9157 8843




Enviado por:
Paloma Vizzotto
11 de janeiro - 08:43
ESTAMOS POR 2016

Medidas econômicas e administrativas sem sustentabilidade, nos anos que antecederam a reeleição, geraram um efeito nefasto para todos os brasileiros. Pedaladas fiscais, corrupção, falta de disciplina fiscal (gastar mais do que se arrecada), reeleição, redução de juros no momento errado, controle de preços por algum tempo (energia elétrica, combustíveis....) foram alguns dos muitos motivos que levaram nossos dias, em 2015, a serem mais preocupantes quanto ao futuro. Como consequência tivemos o desemprego, inflação e elevação de juros... Ficamos sim mais pobres.

Sou daqueles que defende adoção de medidas sustentáveis, entendendo aqui decisões pensando no curto, médio e longo prazo. O governo federal não fez isso.

Quem paga a conta? Todos nós. E os municípios, que são os grandes responsáveis pela implementação das políticas públicas, como ficaram? Ficaram com os encargos e com a redução dos repasses... Precisam trabalhar muito enxutos, com um bom planejamento e sem abrir mão de sonhar com obras fundamentais para o seu desenvolvimento.

Feliz Natal e próspero 2016 a todos, lembrando que só a atitude com uma boa dose de planejamento nos leva a um ponto futuro melhor, que assim seja.
Enviado por:
Geraldo Sandri, ex-vereador e professor universitário
22 de dezembro - 14:41
Querida Rose,

Parabéns pelo aniversário do jornal! A equipe da Speakeasy agradece imensamente pelo convite para participar do evento em comemoração aos 18 anos do Jornal L’Attualità.

Desejamos a vocês muitos anos de sucesso! Contem sempre com a nossa parceria.

Com afeto,
Mônica e Sandra
Enviado por:
Speakeasy Escola de Idiomas
27 de novembro - 07:56
Veja outros e-mails recebidos
 
Jornal L’Attualità  |  Rua Padre Feijó, 843  |  Sl. 24  |  São Marcos RS  |  Fone: (54) 3291 2200 - 3291 2218  |  jornal@lattualita.com.br  |  Todos os direitos reservados. Copyright 2011.