BUSCA  
 
    São Marcos, 20 de Agosto de 2014 |   Institucional   |   Anuncie   |   Assinaturas   |   Expediente   |   Colabore   |   Contato   |  
 
 
 
 
Empresas
SPEAKEASY ESCOLA DE IDIOMAS promove, neste sábado (23), palestra sobre intercâmbios no exterior para trabalhar ou estudar. O evento inicia a partir das 10h30
 
SINDICATO E SIMECS Metalúrgicos aprovam proposta definida no TRT. Índice de 8%, sendo 7% retroativo a 1º de junho e 1% em janeiro, foi aceito durante assembleia geral da categoria realizada na manhã deste sábado (9)
 
SUSIN AUTO CENTER LANÇA PROMOÇÃO DE PNEUS E RODAS DE LIGA LEVE Agosto é mês de comprar pneus na loja Susin Auto Center. Os preços caíram, confira!
 
33ª EXPOAGAS, de 19 a 21 de agosto, terá palestras, cursos e workshops e encerra com sorteio de carro HB20 e 2 notebooks. Gerente de contas da Cooperativa Rio Branco, Tânia Maria Ampessan Fochesatto representa São Marcos no evento
 
Escolas
ESCOLA MARANHÃO realiza 3ª Mostra Científica e Tecnológica nos dias 1º e 2 de setembro. No pavilhão de esportes da escola, os estudantes irão expor projetos de pesquisa científica explorando diferentes áreas do conhecimento
 
Agenda
FESTA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS. Participe da festa em homenagem a Nossa Senhora das Graças, neste dia 31 de agosto, na comunidade de Criúva
 
FESTA DE SÃO ROQUE. Participe da festa em homenagem a São Roque, neste dia 7 de setembro, na comunidade de São Roque
 

INSTITUCIONAL

 
 
JORNAL L'ATTUALITÀ
Há 14 anos presente na vida dos são-marquenses


A primeira edição do Jornal foi publicada em 11 de setembro de 1997

Em 11 de setembro de 1997, as jovens Roseméri Regina Drago e Elisangela Trevisan, na época, ambas funcionarias do extinto Jornal Cidade, montaram a sociedade e fundaram o novo jornal em São Marcos. A escolha do nome, L’Attualità – que significa atualidade em italiano – buscou homenagear os descendentes de imigrantes italianos, devido à predominância da cultura em São Marcos. Na primeira edição, em 11 de setembro de 1997, entre as matérias, as manchetes foram a Festa dos Motoristas, que traria para o evento as marcas Ipiranga e Pirelli; a rainha da AMSM, Daiane Vanin, e a princesa Briani Bertolazzi, que divulgaram a festa na Exposição Internacional de Animais de Esteio – RS (Expointer); a morte do Dr. Raymundo Pessini (aos 72 anos de idade); os 25 anos de fundação do Grupo de Escoteiros Tabajara; e a morte de pais e filhos, Leovegildo, Francisco e Cristiano Ramos Ribeiro, respectivamente, em um acidente ao longo do bairro Michelon, na BR 116.
           No início, o trabalho era realizado pelas duas proprietárias e mais uma funcionária. Elisangela permaneceu na sociedade até 2000 e, desde então, Roseméri tornou-se a única proprietária, apoiada hoje por mais 6 funcionários. Atualmente, 50% da população são marquense, de um total de 20.537 habitantes, tem acesso direto ao jornal, em casa, no escritório ou empresa, sendo que o L’Attualità também é distribuído em Campestre da Serra e Criúva. Hoje, além das matérias locais, também são publicados artigos de profissionais são-marquenses e anúncios do comércio. São 6 colunistas que escrevem sobre moda, culinária, tradicionalismo, saúde, entre outros assuntos. No Jornal L’Attualità também encontram espaço entidades e escolas de São Marcos que buscam comunicar-se diretamente com a comunidade em que se inserem. “Dentro da realidade de nosso município, que é um universo menor com uma população de 20 mil hab, nós conseguimos implantar uma empresa de comunicação com boa estrutura atendendo aos princípios profissionais e éticos do jornalismo moderno, abandonando o antigo paradigma de empresa de comunicação vinculada a partidos políticos. E que o nosso objetivo é atender as necessidades de nossa comunidade na parte editorial e publicitária, acompanhando o crescimento sócio econômico de nosso município”, destaca a jornalista Roseméri Regina Drago. Na comemoração dos 10 anos de fundação, houve sessão solene na Câmara dos Vereadores de São Marcos, homenagem proposta pela vereadora Aparecida Libardi Boff, que contou com a participação de cerca de 100 pessoas.


Equipe do L'Attualità com escritor L.F. Verissimo em reunião-jantar da CIC

10 anos do Jornal L’Attualità



A Câmara de Vereadores de São Marcos, por iniciativa da vereadora Maria Aparecida Libardi Boff (PMDB), promoveu, no dia 13 de setembro de 2007, sessão solene em homenagem aos 10 anos de fundação do Jornal L’Attualità. Cerca de 100 pessoas participaram da cerimônia, realizada no Auditório Joaquim Grison, anexo ao Centro Administrativo Municipal. Na oportunidade, houve pronunciamento da autora da indicação, dos líderes de bancada Eri Zanela (PP) e Alcides Baticini (PDT), da proprietária do Jornal L’Attualità, a jornalista Roseméri Regina Drago, da jornalista Sabrina Reis e do então prefeito de São Marcos Demétrio Lazzaretti. Durante a solenidade, a vereadora Aparecida entregou a Roseméri uma placa comemorativa à primeira década de existência do Jornal L’Attualità. Prestigiaram a cerimônia autoridades municipais e convidados, entre eles o gerente do departamento de impressão do Jornal Pioneiro, Paulo Motta. Após a homenagem, foi servido coquetel de confraternização a todos os presentes.


Câmara de Vereadores homenageou Jornal no mês de setembro de 2007
 
 
 
Enquete
O L’Attualità quer saber a opinião dos são-marquenses! O carro de combate que será enviado pelo Exército a São Marcos em julho, para homenagem aos 5 ex-combatentes do município na Segunda Guerra Mundial, deve ser colocado em qual praça da cidade:
Na Praça Dante Marcucci
Na Praça Carlos José Michelon (“Pracinha do Boff”)
Outro local
Não sei
 
  Ver votação até agora
  Ver enquetes anteriores
 
Consulados
 
Vídeo Empresarial
ASSISTA A VÍDEO DE ENSAIO NEWBORN do Studio Mundo Novo Fotografia com pequeno Ablon, fotografado com apenas 8 dias
 
E-mails Recebidos


Estou
deveras muito preocupado com o curso das atitudes tomadas pela administração municipal. Acredito que estão prognosticando o futuro que irá registrar os seus preciosos atos. Nada vai ficar registrado pois estão dispensando todo e qualquer registro de obras do Município.

O Laboratório de Análises Clínicas da Secretaria da Saúde de São Marcos foi conseguido com muito empenho de inúmeras pessoas ordeiras de elevado conceito público e social e entregue em dezembro de 1992 pelo então governador do Estado Alceu de Deus Collares (FATO HISTÓRICO) igualmente com o equipamento de RAIO X, tudo o mais moderno existente.

Acontece que, em uma lixeira foi encontrada a placa alusiva a visita de expressivas autoridades, igualmente a placa alusiva a quadra de esportes JOSÉ AUGUSTO PESSINI.

Que vamos dizer de tais atitudes?

É de conhecimento do Prefeito Municipal?

São atos praticados visando o que pretendem do futuro para seus atos?

Há sim necessidade de colocarmos a educação em primeiro lugar urgentemente.

Desculpem o desabafo, se quiserem as placas estão em meu poder, trazidas por pessoas de bem e que pensam que a cultura de um povo se mede pela sua tradição.

Que saudades do Galpão TIO CARLO.

Com estas atitudes não conseguiremos com que o povo e as famílias SEJAM FELIZES.


Enviado por:
Edejaime Cioatto, empresário e ex-prefeito de São Marcos
19 de agosto - 09:58
Dias atrás, havíamos comentado que terminamos a Libertadores e ainda não havíamos recebido as inscrições das equipes de São Marcos que participaram de nossa competição. Continuo esperando o pagamento que ficou a cargo da Liga São Marquense, mas o presidente afirma que não tem recebido o repasse da prefeitura que está aprovado, segundo ele, desde o mês de maio, e que ainda não foi feito à Liga, e, consequentemente, a nós pela inscrição da Libertadores. O Campeonato Municipal de São Marcos iniciou com treze clubes, organizado pela Liga São Marquense arcando com todas as responsabilidades, sem dinheiro, inclusive, para pagar as despesas mínimas. Quando virá este dinheiro? Em anos anteriores nunca tivemos problemas deste gênero, o que esperamos que logo seja solucionado.
Enviado por:
Adão Almeida, presidente da Liga Serrana de Futebol
12 de agosto - 16:36
MÊS DE AGOSTO

É de extrema importância o mês de agosto pelo que ocorre durante este período. Dentre os fatos principais destacamos o DIA DOS PAIS.

PAI é uma palavra sublime que representa confiança, sabedoria, conhecimento. Ser PAI nada mais é de que receber um dom divino de poder gerar e criar. No conceito popular, diz-se que PAI é quem cria, não o que gera, até tem algum fundamento, no entanto, gerar e criar é vocação.

PAI é o ser que trabalha, dá atenção, aconselha, é aquele que tudo faz para proporcionar o bem estar do filho.

Existem certos conceitos que devem ser esgotados, tais como tal PAI tal FILHO, o fruto não cai distante do pé. Situação errônea esta pois que, embora constantes conselhos e exemplos dados pelo PAI, o filho toma um rumo totalmente diferente e muitas vezes comprometedor, de outro lado, temos PAIS que não merecem sequer serem observados pelos seus filhos, pois, estes PAIS são mau exemplo e, mesmo assim, possuem filhos ÓTIMOS. O que dizer então destas situações? O ser humano tem o livre arbítrio, é dono de sua própria vontade, faz o que lhe apraz.

Mesmo analisando estes fatos, queremos afirmar que os PAIS são o alicerce da família, deles depende o bem ou o mal estar desta sociedade constituída e de grande valor.

Queremos, nesta oportunidade que nos é oferecida, dar nossos agradecimentos a todos os PAIS e dizer para eles que desejamos, sinceramente, SEJAM MUITO FELIZES.
Enviado por:
Edejaime Cioatto, empresário e ex-prefeito de São Marcos
12 de agosto - 16:30
1º de agosto!

Completar 68 anos é uma glória, uma dádiva divina, OBRIGADO MEU DEUS. Tenho recebido inúmeras manifestações de carinho e apreço. Pude compartilhar com meus familiares, amigos e funcionários da GIJON esta efeméride. Não canso de agradecer ao PAI CELESTIAL o que ELE me proporcionou, sou feliz pelo que pude realizar em favor do bem comum, quer seja como homem público, familiar ou, ainda, como administrador de Empresa.

Desejo ainda poder realizar muitas coisas boas com estima e apreço a todos, lutar por dias melhores a todos, indiscriminadamente, deixar marca de boas obras é a minha sina.

Paz, Alegria e Prosperidade é o que eu almejo a todos e que realmente todos sejam MUITO FELIZES!
Enviado por:
Edejaime Cioatto, empresário e ex-prefeito de São Marcos
04 de agosto - 13:42
Tenho uma reclamação a fazer sobre o Hospital São João Bosco, o mesmo exige que os idosos tenham um acompanhante enquanto estão baixados no hospital, mas, para dar uma declaração de acompanhante, é cobrado R$ 20. Reclamo, pois um idoso precisa ser acompanhado em suas atividades diárias mesmo que no hospital e para isso o responsável precisa abandonar seu serviço ou atividade diária e, assim, precisando de atestado de acompanhante.

PROCURADA PELO L'ATTUALITÀ, a administração do Hospital São João Bosco informou que compete ao médico, mediante sua avaliação da real necessidade, conceder ou não o atestado ao paciente ou acompanhante, e que, diante da negativa do médico, não concederá a declaração solicitada pelo funcionário Joni Mascarello Nunes.
Enviado por:
Joni Mascarello Nunes, 23 anos, operador de máquina na Bontempo
30 de julho - 17:07
É uma boa dica, ou seja, termos eleições anual, qual seja, exercermos o direito de votar todos os anos nas mais variadas escalas. Se não vejamos, prestes ao mês de outubro, e vislumbrando o voto, nossos deputados se apressam em apresentar algo em favor das comunidades. São Marcos não é diferente, a administração municipal atendendo o apelo de nossos representantes estaduais e federais colocam a mostra veículos conquistados junto ao governo estadual e federal, proporcionando uma significativa economia aos cofres públicos municipais que se tivessem que comprar, haja dinheiro.

Melhor assim... O deputado Ronaldo Santini já havia conquistado substanciais recursos para São Marcos e agora presenteia a Secretaria Municipal da Saúde com uma DOBLO para o transporte de doentes, o deputado Vinicius Ribeiro igualmente concede uma ambulância, e a deputada Silvana Covatti também uma DOBLO.

O Governo Federal através de programa passa ao Município um veículo para o Conselho Tutelar.

Se considerarmos as concessões recebidas do Governo Dilma através do PAC 1 e 2, o que sobrou para a prefeitura comprar?

Seremos sumamente FELIZES com a nossa sempre liberdade para escolher nossos representantes.
Enviado por:
Edejaime Cioatto, empresário e ex-prefeito de São Marcos
30 de julho - 11:50
Estamos ao despertar de um sono através do qual sonhamos. Parece-nos e sentimos que tivemos um pesadelo. Mal conduzidos, pior estruturados, muitos malabarismos que nos causaram reveses e dissabores, quem sabe lá eternos. O futebol nos presenteou decepções e amarguras. Mas, como tudo passa haveremos de transpor esta também. Agora cabe-nos pensar e batalhar para superar os desfalques apresentados através dos elefantes brancos implantados em nosso país, o povo deverá pagar a conta, muitos se beneficiaram.

É a vez de pensar e idealizar alto,transformar este país numa fábrica de empregos na produção de riquezas que nos possibilite a galgarmos os degraus de primeiro mundo. Investir na produção primária e na indústria de transformação será o passo a ser seguido, esperamos que nossos governantes sonhem alto agora.

E vem a política, ouviremos as mais variadas propostas para depois não serem cumpridas, no entanto, teremos que votar e dentro do possível escolher os melhores para que depois não sermos acusados de termos tido a oportunidade e não participarmos do pleito, votando.

Desejamos a todos uma excelente escolha para quem sabe num futuro próximo possamos afirmar de que realmente sonhamos, lutamos e SOMOS FELIZES.
Enviado por:
Edejaime Cioatto, empresário e ex-prefeito de São Marcos
18 de julho - 16:03
Veja outros e-mails recebidos
 
Jornal L’Attualità  |  Rua Padre Feijó, 843  |  Sl. 24  |  São Marcos RS  |  Fone: (54) 3291 2200 - 3291 2218  |  jornal@lattualita.com.br  |  Todos os direitos reservados. Copyright 2011.