Intercâmbio   01/11/2017 | 11h33     Atualizado em 02/11/2017 | 19h50

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Estudantes argentinas trocam experiências com alunas do Mutirão em São Marcos: despedida é nesta sexta (3)

Desde o dia 25 de outubro 10 intercambistas do Colégio Santa María de Luján estão hospedadas na casa de estudantes do Colégio Mutirão

10 meninas de 15 a 17 anos vieram da Argentina para passar 10 dias com famílias são-marquenses
10 meninas de 15 a 17 anos vieram da Argentina para passar 10 dias com famílias são-marquenses
Foto: Jornal L’Attualità

Desde 2012 uma parceria entre os colégios Mutirão de São Marcos e Santa María de Luján, de Buenos Aires, na Argentina, proporcionam aos seus alunos uma troca de experiências e culturas a ser preservada por toda a vida. Neste ano, chegaram a São Marcos no dia 25 de outubro mais 10 estudantes argentinas, acompanhadas da diretora Marisa Suarez, para mais uma edição do intercâmbio cultural entre as escolas. Elas ficam no município até esta sexta-feira, ida 3 de novembro, hospedadas nas casas de 10 estudantes do Mutirão. São 10 dias, em que os intercambistas convivem e dividem a rotina com as famílias, a escola, conhecem a cidade, seus pontos turísticos e referências, e fazem, ainda, turismo pela região da Serra gaúcha. Em Caxias o grupo de argentinas conheceu a Universidade de Caxias do Sul, além de visitar as cidades turísticas de Canela e Gramado. Em São Marcos conheceram vinícolas locais e o Monte Calvário.

 

Muito além do que se imagina, um intercâmbio não é apenas troca de conhecimento dos idiomas, mas sim uma troca completa de cultura, valores e costumes. "Os alunos criam vínculos muito importantes. Se percebe que a escola da Argentina tem uma proposta e uma filosofia muito parecidas com as da nossa escola. Foram caminhos que se encontraram para trazer vínculos muitos positivos na vida desses alunos. São vivências e experiências que eles vão carregar no coração pra vida toda. Isso faz com que a gente perceba que a escola oportuniza que eles cresçam em conhecimento e como seres humanos", destaca a coordenadora pedagógica do Colégio Mutirão, Niceia Borghetti Sbabo.

 

’Adoro estar aqui em São Marcos’

Estudantes argentinas chegaram em São Marcos na tarde de 25 de outubro
Estudantes argentinas chegaram em São Marcos na tarde de 25 de outubro

Marisa Suarez, diretora da chamada educação secundária no Colégio Santa María de Luján, equivalente ao ensino médio no Brasil, também destacou a importância do intercâmbio de culturas internacional proporcionado pelas escolas. "Nós levantamos cedo, viemos à escola, participamos das aulas, visitamos o Ensino  Fundamental II e participamos de atividades com os mais pequenos também, passeamos, percorremos toda a cidade. O mais importantes é que as meninas vivenciam as atividades do Mutirão e fora do colégio elas compartilham com a família também suas atividades. Se criam laços de irmandade entre as escolas e isso é muito positivo", ressaltou Marisa, que lidera o grupo de estudantes que se despede de São Marcos nesta sexta (3).

 

O L’Attualità também conversou com as 10 intercambistas, questionando-as sobre as principais impressões que têm de São Marcos e do Brasil. Elas falaram sobre comida, futebol e sobre o povo, principalmente, comparando com o local de onde vieram, a província de San Isídro, com cerca de 220 mil habitantes. "Adoro estar aqui em São Marcos porque tem muita paz e me sinto tranquila. Já conhecia, porque vim há dois anos, mas foi lindo voltar e rever alguns lugares e conhecer novos. Gosto das ruas e da paisagem em geral. As pessoas são muito amáveis com nós, me sinto parte do povo", declarou María Clara Carini Hereu, de 17 anos, que participou do Intercâmbio também em 2015.

 

Confira relação das estudantes argentinas e

estudantes são-marquenses (entre parênteses)

que hospedaram as visitantes:


Lara Atamian (Fernanda Gomes Quissini)
Catalina Prodan (Catharina Borghetti Scarabelot)
Kiara Casco (Fabiana Tomé e Camila Magnabosco)
Lara Cormillot (Ana Dal’Lago)
Lucía Lopez Roccetti (Gabriela Barizon Parizoto)
María Clara Carini Hereu (Ellen Dal’Lago)
Maria Constanza Farré Abelenda (Francine da Silva Cardoso)
Milagros Torres (Flávia Formighieri e Ana Paula Pagno)
Rocío Paz Videla (Paola Paim Vedovelli)
Valentina Molina Viñas (Maria Fernanda Maioli)