Roubo de gado   01/11/2017 | 17h28     Atualizado em 01/11/2017 | 17h43

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Abigeato: Sindicato Rural de São Marcos promove encontro em 21 de novembro para debater roubos no Interior

Nesta quarta (1º) polícia de Caxias prendeu dois nos Dallagno por porte ilegal de armas em operação contra roubo de gado perto da divisa com São Marcos

Polícia caxiense apreendeu pistola e duas espingardas e veículos em operação nos Dalagno
Polícia caxiense apreendeu pistola e duas espingardas e veículos em operação nos Dalagno

A insegurança no Interior é tema de encontro promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de São Marcos. Será no próximo dia 21 de novembro, no Auditório Municipal Joaquim Grison, da prefeitura. Conforme a vereadora do PMDB e funcionária do STR, Ivana Polo Miotto, estão convidados para participar o comandante da Brigada Militar, sargento Eberson Santos Pires; o delegado da Polícia Civil Luciano Pereira; o promotor público Evandro Lobato Kaltbach; a juíza Ana Paula Della Latta; o prefeito Evandro Carlos Kuwer; vereadores; representantes das entidades representativas do comércio e indústria, CDL e CIC; Emater e inspetoria veterinária. "Estamos distribuindo convites nas capelas e para o pessoal que vem no Sindicato", informou. Ela destaca que o encontro servirá para tratar de assuntos referentes ao abigeato, roubos de máquinas e veículos e furtos em residências que andam ocorrendo na área rural de São Marcos. "Estão acontecendo muitos casos e isso preocupa os produtores e a entidade", comentou. Ivana revelou caso preocupante. "Aconteceu de produtores comprarem gado com nota e GTA (Guia de Trânsito Animal), mas na verdade esse gado era roubado", relatou.

 

Nesta quarta (1º), a polícia de Caxias do Sul (BM e Civil) realizou operação contra o abigeato. Duas pessoas foram presas por porte ilegal de armas na localidade dos Dallagno, que fica próxima à divisa com São Marcos, na Linha Ilhéus, distrito de Criúva. Cumprindo três mandados de busca e apreensão, os policiais apreenderam uma pistola calibre 32 e duas espingardas, uma delas com luneta. Também foram recolhidos dois caminhões e uma caminhonete para investigar se os veículos foram utilizados em suposto transporte irregular de animais. A operação foi desencadeada após o furto de 18 cabeças de gado da raça Aberdeen Angus em propriedade do distrito no início de outubro. De acordo com o delegado Guilherme Gerhardt, do 3º Distrito Policial de Caxias, 14 bovinos foram recuperados dois dias depois no município de Colinas, no Vale do Taquari. Os animais, avaliados em R$ 40 mil, estavam machucados devido ao transporte inadequado, mas sem ferimentos graves. Participaram da operação desta manhã seis policiais civis, 11 policiais militares e dois agentes da inspetoria veterinária.