Obras de saneamento   17/11/2017 | 11h46     Atualizado em 18/11/2017 | 12h16

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

São Marcos: Corsan substitui rede de abastecimento de água na Venâncio Aires

Obras são em preparação para pavimentação asfáltica de trecho da avenida, que será realizada pela prefeitura. Nova rede de abastecimento permitirá maior vazão de água

Corsan implanta nova rede de água para futuro asfaltamento de avenida no centro da cidade
Corsan implanta nova rede de água para futuro asfaltamento de avenida no centro da cidade
Foto: Agência Mentor

Quem passou pela Avenida Venâncio Aires, nas proximidades com a Rua Padre Feijó, nos últimos dias deve ter percebido as obras no calçamento. Se trata da substituição da rede de abastecimento de água de São Marcos que está sendo realizada pela Corsan. A atual adutora, de 250 milímetros, passava pelo lado esquerdo (para quem segue em direção à BR 116) da Avenida e, agora, ela será desativada e os novos canos passarão pelo outro lado da via (dessa forma não haverá interrupção do abastecimento de água durante as obras). "Agora vão passar três tubulações, vamos fazer uma rede de 300 milímetros para a adutora geral, com 1.129 metros de extensão. E, paralela a essa, será feita uma de cada lado de 50 milímetros, com extensão de 1.740 metros, porque nessa vão ser feitas as ligações de água para não precisar furar a adutora caso aconteça algum problema um dia", explica Eunira Fagundes da Silva, gerente da Corsan em São Marcos.


As obras também estão sendo realizadas prevendo a pavimentação asfáltica que será realizada pela prefeitura no próximo ano (em setembro foi aprovada em audiência pública com 60 pessoas a aplicação de R$ 750 mil provenientes de emenda parlamentar em asfaltamento de trecho da Avenida correspondente a 5 quadras). "Estamos fazendo a substituição já prevendo a realização do asfalto", ressalta Eunira, explicando que a equipe de engenharia da prefeitura está acompanhando as obras para que não haja problemas de vazão na rede de esgoto pluvial devido à chuva posteriormente. "A engenheira da prefeitura está acompanhando tudo e trabalhando com isso. Cada vez que a gente encontrar uma galeria, ela vai fazer a avaliação e a prefeitura já faz o trabalho de desobstrução", esclarece Eunira.


Uma das discussões na comunidade são-marquense referente ao asfaltamento da Avenida Venâncio Aires é sobre a necessidade de realizar novas obras no asfalto caso seja feita a nova rede de esgoto no município, mas a gerente da Corsan explica que isso não será necessário. "Quando for feita a nova rede de esgoto, ela vai passar pela calçada, e não pela rua. Mas não é agora, agora temos que fazer a rede de água. E estão sendo feitas essas três tubulações já prevendo isso, para que, depois que estiver pronto o asfalto, não seja necessário abrir o asfalto quando der problema", justifica. Eunira comenta que não é possível prever a data de término dos trabalhos e informa que a Rua Padre Feijó também terá substituição de trecho da tubulação da rede de água na sequência. "Depois vai ter uma parte na Padre Feijó. Vão ser substituídos 520 metros com canos de 150 milímetros, e 120 metros de 100 milímetros", adianta Eunira Fagundes.