Segurança   05/12/2017 | 10h21     Atualizado em 05/12/2017 | 13h49

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Audiência pública neste sábado (9) discute segurança nos ônibus da Expresso São Marcos

Audiência acontece no Auditório Joaquim Grison, a partir das 9 horas, e participação é aberta a toda a comunidade. Pessoas que desejarem se manifestar podem fazer inscrição até minutos antes

Segurança nos ônibus do Expresso São Marcos será tema de audiência neste sábado (9)
Segurança nos ônibus do Expresso São Marcos será tema de audiência neste sábado (9)
Foto: arquivo Jornal L’Attualità

O aumento na incidência de assaltos aos ônibus da Expresso São Marcos, empresa que faz o transporte interurbano de passageiros, entre eles estudantes universitários, entre São Marcos e Caxias do Sul, preocupa toda a comunidade e poder público de São Marcos. Em 2017 três ônibus da empresa foram alvo de assaltantes, na BR 116, em Caxias do Sul, que abordaram passageiros e levaram seus pertences. Por isso, no último dia 20 de novembro, a presidente da Câmara de Vereadores de São Marcos, a vereadora Patrícia Camassola Tomé, enviou requerimento de solicitação de uma audiência pública para discutir a segurança para este tipo de transporte. O pedido passou pela Comissão de Constituição, Redação e Bem-Estar Social e foi aprovado. A audiência acontece neste sábado, 9 de dezembro, a partir das 9 horas, no Auditório Municipal Joaquim Grison, junto ao Centro Administrativo.

 

O objetivo é reunir a comunidade, representantes do poder público, da empresa Expresso São Marcos, de órgãos responsáveis pela segurança, como Polícia Civil e Militar, Metroplan e demais entidades envolvidas com a segurança e transporte. Na ocasião serão discutidas formas para frear o crescente índice de assaltos nos ônibus que transportam diariamente trabalhadores, estudantes e demais munícipes, além de funcionários da Expresso São Marcos. A comunidade também poderá  manifestar ideias e sugestões durante a audiência, e, para isso, é preciso efetuar inscrição momentos antes do início da mesma.

Polícia já investiga suspeitos dos assaltos em Caxias do Sul

O comandante da Brigada Militar de São Marcos, sargento Eberton Santos Pires, informou ao L’Attualità que a BM terá mais de um representante na audiência pública desde sábado (9). Além dele, o sub-comandante do batalhão e o comandante da companhia também farão parte da discussão. Pires ressalta que, apesar de os assaltos não terem acontecido na área territorial de São Marcos, os órgãos de segurança locais também participaram das investigações. "Não tem nenhum fato que seja na área territorial de São Marcos, são todos em Caxias. Mas nós vamos conversar sim! Já fizemos uma pesquisa preliminar juntamente com a Polícia Civil, já tem os suspeitos e já foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Caxias, que vai continuar a investigação para chegar a esse esquema.  Já está bem adiantado isso", garante Pires. Ele ressalta, ainda, que este tipo de ocorrência vem acontecendo também em outras linhas de ônibus. "Esses indivíduos pegam o Ozelame que vai para Farroupilha, o Caxiense que vai para Flores da Cunha, não é só o Expresso São Marcos", observa o sargento.