Polícia em São Marcos   12/12/2017 | 09h36     Atualizado em 12/12/2017 | 17h10

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Polícia de São Marcos prende Buiú e mais cinco

Policiais civis e militares fizeram cerco a Buiú e filho de 15 anos após a dupla ter invadido residências. Outros três indivíduos que tentavam furtar caminhão foram presos pela BM e são suspeitos de envolvimento em demais furtos de veículos na cidade

Quatro indivíduos foram presos por envolvimento em furtos em São Marcos
Quatro indivíduos foram presos por envolvimento em furtos em São Marcos
Foto: divulgação

O antigo Castelinho - conhecido ponto de tráfico de drogas de São Marcos e destruído por incêndio neste ano - foi reconstruído e, nesta segunda-feira, 11 de dezembro, foi palco de cerco policial. A cena parecia a mesma do dia 25 de julho de 2014, quando a Brigada Militar de São Marcos capturou Marcos Rogério Oliveira da Silva, o conhecido Buiú, de 33 anos. Em quase quatro anos, Buiú fugiu do presídio, foi capturado novamente em 2015, liberado pela justiça neste mês de novembro e preso (mais uma vez) nesta segunda-feira (11) em cerco policial na Rua João Carlos Gasparotto, antigo esconderijo do criminoso. "Estava tendo formatura no quartel da BM em São Marcos e para o azar dele estava todo efetivo lá. Então recebemos a informação, fomos lá e fechamos o morro. O delegado também foi com mais dois policiais, estávamos no mínimo em uns 15. Não teve como fugir e pegamos ele e o filho", conta o comandante da BM de São Marcos, sargento Eberton dos Santos Pires.

 

Desde que chegou em São Marcos em novembro, Buiú estava praticando furtos em estabelecimentos e residências, desta vez acompanhado pelo filho menor de idade, D.R.O.S., de 15 anos. Nesta segunda-feira (11) a dupla invadiu duas residências, mas na última ação não teve sucesso. A filha da vítima conta que sua mãe estava em casa, no centro da cidade, e avisou a polícia, que se deslocou rapidamente até o local. "Era umas 14h30, ele entrou pela sacada porque a veneziana estava aberta e as outras janelas todas tem grade. Ele deve ter escalado a grade e foi no meu quarto. Pegou um dinheiro que estava em cima da mesa e quando ele estava tentando passar o computador pela grade, para alcançar para o outro que estava lado de fora, minha mãe escutou um barulho, foi lá e deu de cara com ele. Daí ela saiu correndo, gritou para os vizinhos e chamaram a polícia", conta a vítima. Buiú saiu da residência pela porta da cozinha e escapou em direção ao Monte Calvário.

 

Imediatamente a Brigada Militar deslocou o efetivo em busca dos assaltantes, fazendo cerco em torno de sua casa. O sargento Pires conta que no local da abordagem a Buiú também foi localizada quantia em dinheiro e pedras de crack. "Lá levantamos mais informações, o filho do Buiú informou onde estava a arma e mais drogas. Pegamos uma arma com ele no sábado e ele tinha vendido mais uma. Então fomos atrás e foi preso outro indivíduo. Nesta ação foi pego o Buiu, o filho e esse outro", informa Pires. A proprietária da residência furtada na mesma tarde foi chamada para reconhecer os envolvidos na Delegacia de Polícia Civil de São marcos. Em seguida, Buiú, que tem vasta ficha de atencedentes por furto qualificado, foi encaminhado ao Presídio do Apanhador e o filho foi entregue ao Conselho Tutelar. O outro indivíduo R.L.O., de 39 anos, foi autuado por receptação, já que estava com porte de revólver e munições furtados de uma residência no dia 29 de novembro. Ele pagou fiança de R$ 2 mil e foi liberado.

Grupo suspeito de envolvimento em sucessivos furtos de veículos foi pego pela BM

Poucos minutos antes da prisão de Buiu, a Brigada Militar de São Marcos efetuou outras três prisões no centro da cidade. Três indivíduos tentaram furtar caminhão de empresário são-marquense na tarde desta segunda-feira (11), mas não tiveram sucesso e fugiram do local. "Estávamos na formatura quando recebemos a informação e mandamos dois policiais atrás. Eles acharam e mandamos mais dois para dar apoio. Nesse meio tempo recebemos a informação sobre o Buiú, paramos a formatura e fomos todos atrás", relata o sargento Eberton dos Santos Pires sobre a tarde movimentada de prisões em São Marcos nesta segunda-feira (11).

 

Os indivíduos foram abordados próximo à Praça Dante Marcucci e identificados como Tylor Carneiro Gajardo, de 28 anos, Rodrigo Luan Feijó, de 22 anos, e Jeison Pereira Festuga, de 27 anos. Os três foram encaminhados ao presídio. "Provavelmente era o grupinho que estava furtando veículos por aí. São dois de Caxias do Sul e um do Paraná", informa Pires.

Polícia Civil de São Marcos prendeu foragido

Homem estava foragido e foi encaminhado para o Presídio do Apanhador
Homem estava foragido e foi encaminhado para o Presídio do Apanhador
Foto: divulgação Polícia Civil

Também nesta segunda-feira, 11 de dezembro, a Polícia Civil de São Marcos efetuou prisão do foragido G.C.D., de 40 anos, que possuía mandado de prisão definitiva, expedido pela Vara Judicial de São Marcos. Ele foi encaminhado para a Penitenciária Estadual de Caxias do Sul (Apanhador).