TV Digital   01/03/2018 | 11h29     Atualizado em 05/03/2018 | 11h02

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

São Marcos: sinal analógico de TV termina dia 14 de março

Em São Marcos, RBS TV já opera com sinal digital e outras emissora, como Band e Record estão em fase de implementação. Kits gratuitos seguem sendo entregues pela Assistência Social para beneficiários de programas sociais do governo

TV aberta: sinal digital oferecerá mais qualidade de som e imagem na televisão
TV aberta: sinal digital oferecerá mais qualidade de som e imagem na televisão
Foto: apenas ilustrativa

O desligamento do sinal analógico da TV aberta estava previsto para o dia 1º de fevereiro, mas a transição para o sinal digital foi prorrogada para o próximo da 14 de março, seguindo cronograma definido pelo governo federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esta promete ser a data definitiva para que os canais de televisão deixem de funcionar com o sinal analógico, sendo possível assistir apenas à uma tela escura. Quem possui TV de tela plana fabricada a partir de 2010 ou TV por assinatura não enfrentará este problema, pois o aparelho já está configurado com o sistema mais moderno de transmissão. Quem não dispõe destes recursos ou possui televisão de tubo precisará adquirir um conversor digital para seguir acompanhando as programações da TV aberta com melhor qualidade de som e imagem. Os beneficiários de programas sociais do governo tem acesso ao kit gratuito, composto por antena e conversor, através do programa Seja Digital.

Em São Marcos o desligamento do sinal analógico também acontece no dia 14 de março. Por enquanto, apenas a RBS TV já está operando digitalmente. A Band e SBT estão em fase de implementação e, em breve, também terão imagem digital disponível aos são-marquenses. A prefeitura de São Marcos entrou em contato também com as emissoras Rede TV e Record que ainda não deram retorno sobre operação do sinal digital. Enquanto o desligamento não é efetivado, os são-marquenses ainda têm tempo para adquirir os kits de conversão digital. A diretora municipal de Assistência Social, Aparecida Libardi Boff, conversou com o L’Attualità e informou que a entidade é responsável pelos agendamentos para retirada do kit. "Quem recebeu a carta informando que tem direito ao kit pode fazer o agendamento conosco, aqui na Assistência Social, mas a retirada é no correio", informa Aparecida. Ela comenta que a previsão é entregar cerca de mil kits em São Marcos.

Após adquirir o kit a instalação do conversor é simples: quem possui a TV de tubo só precisa conectar o cabo RCA, que vem junto com o kit, no local indicado no painel traseiro do televisor, plugando de acordo com as cores indicadas (vermelho com vermelho, branco com branco e amarelo com amarelo). Para quem possui TV de tela plana o cabo será o HDMI, que deve ser conectado na entrada correspondente para assistir à TV digital. Depois da instalação será necessário fazer uma atualização dos canais, que acontece de forma diferente em cada televisor, por isso, nesta estapa, pode ser necessário contatar o fabricante para entender o procedimento.