HPV   20/03/2018 | 08h41     Atualizado em 20/03/2018 | 10h34

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

São Marcos: postos de saúde oferecem vacinação contra HPV

Em São Marcos vacinas podem ser feitas em meninas (9 a 14 anos 11 meses e 29 dias) e meninos (11 anos a 14 anos 11 meses e 29 dias) nos postos de saúde de cada bairro

Doses estão sendo aplicadas em todos os postos de saúde dos bairros e no Centro Municipal de Saúde
Doses estão sendo aplicadas em todos os postos de saúde dos bairros e no Centro Municipal de Saúde
Foto: apenas ilustrativa

A Secretaria Municipal de Saúde de São Marcos, por meio da Vigilância Epidemiológica, dá continuidade à estratégia de vacinação contra o HPV dos tipos 6, 11, 16 e 18, com o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer de colo de útero, vulva, vagina e região anal, pênis e orofaringe. O HPV (vírus do papiloma humano) é uma infecção sexualmente transmissível, provocada por vírus. Existem mais de 200 variações desse tipo de vírus, porém existem 12 subtipos de HPV que estão associados aos cânceres do colo do útero, de pênis, de orofaringe e, até mesmo, de câncer reto-anal. A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual.

No Brasil, há predominância na circulação de quatro subtipos que atingem tanto homens quanto mulheres. Por isso, com o objetivo de prevenir a doença nas próximas décadas, além de reduzir os óbitos relacionados com o vírus do HPV, a Secretaria Municipal de Saúde de São Marcos realizará durante todo o ano a vacinação para a população do sexo feminino de 9 a 14 anos 11 meses e 29 dias e para a população do sexo masculino de 11 anos a 14 anos 11 meses e 29 dias. A vacina é contraindicada para gestantes.

As doses estão sendo aplicadas em todos os postos de saúde dos bairros e no Centro Municipal de Saúde Nossa Senhora de Lourdes. A vacina é aplicada em duas doses, sendo que a segunda é aplicada seis meses após a primeira. "Percebemos que houve uma queda na procura e resolvemos divulgar que é feito nos postos também. Quem fez a primeira vacina na escola pode fazer a segunda no postinho se quiser", destaca a enfermeira Bruna Gonçalves, chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica. Conforme Bruna, para se vacinar basta ir até o Posto de Saúde mais próximo com a carteira de vacinação e o Cartão SUS.