Internet   21/03/2018 | 18h02     Atualizado em 22/03/2018 | 07h53

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

São Marcos: comunidades do interior receberão internet via satélite através de programa federal

São Marcos adere a programa federal e instalações das antenas iniciam em maio: ’Vai melhorar bastante, é necessidade do meio rural’

Ministro de Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, apresentou programa federal em diversas capitais
Ministro de Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, apresentou programa federal em diversas capitais
Foto: ilustrativa

Seis localidades do interior de São Marcos terão melhorias na conexão à internet. Edith, São Jacó, São Roque, Teodoria, Tuiuti e Zambeccari terão melhorias no sinal, com instalação de novas antenas. Isso porque São Marcos aderiu ao Programa Federal Internet Para Todos. Lançado em 12 de março em todo o Brasil, visa a  levar acesso de internet banda larga em alta velocidade a locais distantes de grandes centros no Brasil (a conexão será fornecida por meio de satélite). "Isso com certeza vai melhorar bastante o atendimento de internet no interior do município", comemora o prefeito Evandro Kuwer. Ele destaca que as localidades contempladas foram selecionadas a partir de estudo. "Verificamos que são as que têm mais dificuldade", explicou. Segundo o prefeito, o município conta com regiões bem atendidas, mas outras ainda enfrentam dificuldades na conexão. "Vamos ver como é que ficam atendidas essas localidades e ver se precisa colocar em mais algum lugar", observa Kuwer, ponderando que o acesso à internet é essencial à população da zona rural. "É necessidade do meio rural, até pela questão da emissão da Nota Fiscal Eletrônica", aponta.

Kuwer destaca que as melhorias não acarretarão custos aos cofres municipais. "É tudo com verba federal. Ao município cabe apenas disponibilizar local com infraestrutura básica para instalação, então é um poste e essas coisas básicas", comentou. Além disso, haverá isenção de ISSQN (Imposto Sobre Serviços) da empresa credenciada ao MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) que executará os serviços. Para os consumidores haverá preço reduzido na taxa cobrada, conforme termo de adesão assinado pelo prefeito em 9 de fevereiro. O assunto começou a ser tratado em 25 de janeiro, quando Kuwer enviou ofício ao Ministro Gilberto Kassab, solicitando a inclusão de São Marcos no Programa Internet para Todos. Mais de 2,7 mil municípios brasileiros concluíram o cadastro e foram considerados aptos para aderir ao programa. A previsão é de que a instalação das antenas inicie em maio e o objetivo do MCTIC é que sejam instaladas 200 antenas por dia.