20º Encontro de Carros Antigos   26/03/2018 | 11h41     Atualizado em 26/03/2018 | 16h32

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Mesmo sob chuva, Encontro de Carros Antigos de São Marcos reuniu colecionadores de todo o Brasil

Nestes sábado (24) e domingo (25) centro da cidade de São Marcos foi palco novamente do antigomobilismo brasileiro. Mesmo com a chuva durante o domingo, mostra reuniu mais de 300 raridades

Nem a chuva impediu que dezenas de expositores trouxessem suas relíquias para São Marcos
Nem a chuva impediu que dezenas de expositores trouxessem suas relíquias para São Marcos
Foto: Jornal L’Attualità

Depois de muitos anos, o clima não colaborou com o Encontro de Carros Antigos de São Marcos. As nuvens no final da tarde de sábado, 24 de março, por volta das 17 horas, anunciaram a chuva e assustaram visitantes e expositores da 20ª edição. Alguns corajosos deixaram suas relíquias a mercê do tempo, mas outros preferiram levá-las para locais mais seguros. No domingo (25), o céu permaneceu nublado e várias pancadas de chuva caíram durante o dia. Porém, nem mesmo o tempo chuvoso impediu o sucesso do Encontro de Carros Antigos de São Marcos. De acordo com Patrícia Camassola Tomé, que auxiliou a organização do evento a convite do Veteran,  foi contabilizada a presença de cerca de 300 carros antigos na exposição. "O evento saiu prejudicado com o clima, realmente, mas foi um número expressivo perante essas condições", destaca Patrícia. Ela lembra que a última edição prejudicada pela chuva foi a 10ª, em 2008.

Passeio turístico levou visitantes a pontos turísticos de São Marcos a bordo de ônibus dos anos 50
Passeio turístico levou visitantes a pontos turísticos de São Marcos a bordo de ônibus dos anos 50
Foto: Renata Vanaz

Patrícia ressalta que a chuva veio para comprovar como o evento são-marquense é realmente amado por muitas pessoas. "Nós sabemos que essas pessoas tem todo um cuidado com os veículos em dia de chuva, e mesmo com pista molhada eles vieram e a programação aconteceu. A gente notou o carinho que as pessoas têm pelo evento de São Marcos e pela cidade também. As pessoas que vieram gostaram", revela. Colecionadores de diversas partes do Brasil marcaram presença em São Marcos, alguns vieram dirigindo de longe, outros percorreram uma longa distância apenas para visitar e reencontrar os amigos. "Vieram pessoas de Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo", cita Patrícia Camassola. Alguns detalhes da programação precisaram ser alterados no domingo e, de acordo com Patrícia, apenas um dos passeios turísticos se concretizou, mas foi possível mostrar aos turistas diversos locais importantes do município.

’Agora outra pessoa tem que assumir a responsabilidade’

Vice-prefeita Rosa Fontana representou o prefeito Evandro Kuwer na abertura
Vice-prefeita Rosa Fontana representou o prefeito Evandro Kuwer na abertura
Foto: Jornal L’Attualità

Relíquias circularam pelas ruas de São Marcos desde o início da semana e, logo cedo na manhã de sábado (24), alguns carros já estavam a postos nas ruas principais ao redor da Praça Dante Marcucci. A abertura oficial aconteceu apenas às 14 horas, quando autoridades e organizadores puderam deixar suas saudações. A vice-prefeita, Rosa Fontana, representou o prefeito Evandro Kuwer, que estava cumprindo sua agenda em outro município, e destacou um dos apoiadores essenciais da 20ª edição. "Quero cumprimentar a todos, em especial o Veteran, e agradecer também ao Banrisul, que é o apoiador maior, que permitiu que as coisas realmente acontecessem. E a todos aqueles que contribuíram com esse encontro", ressaltou Rosa.

Atual presidente do Veteran, Pablo Soldatelli deixou o cargo após 15 anos
Atual presidente do Veteran, Pablo Soldatelli deixou o cargo após 15 anos
Foto: Jornal L’Attualità

Durante a abertura, o público foi surpreendido pelo anúncio do atual presidente do Veteran, Pablo Soldatelli, que, depois de 15 anos, deixa o cargo à disposição. "Quero comunicar que a partir do 20º Encontro eu não sou mais o presidente do Veteran Veículos Clube de São Marcos. Se alguém quiser assumir meu cargo, ele está à disposição. Já fiz minha parte, agora outra pessoa tem que assumir a responsabilidade", anunciou Pablo durante a abertura. Após, em entrevista ao L’Attualità, ele destacou as boas lembranças que ficarão depois destes anos na presidência. "Pretendo continuar ajudando com certeza, mas não como presidente. Ficam as amizades como lembranças, todo mundo vem me cumprimentar, pessoas que eu não conheceria se não fosse o Encontro, gente de Florianópolis, Paraná, São Paulo, Rio de janeiro, Uruguai. Então fica um agradecimento a todas essas pessoas e colecionadores", ressaltou o presidente, integrante do clube desde sua fundação, há 20 anos.

Brigada Militar de Caxias do Sul sobrevoou evento em São Marcos

Evento teve mais de 300 carros antigos expostos
Evento teve mais de 300 carros antigos expostos
Foto: Jornal L’Attualità

Em relação à segurança em São Marcos durante o Encontro, o comandante da Brigada Militar, sargento Eberton dos Santos Pires, ressaltou que "nada fugiu da normalidade". Para coibir os furtos de veículos que têm preocupado os são-marquenses, a BM contou com o apoio de helicóptero do batalhão de Caxias do Sul. "O helicóptero é de Caxias do Sul, eu solicitei apoio e eles vieram. É uma suplementação, porque ele consegue visualizar e dá um impacto forte. Ele é um fator inibitório para alguém que está pensando em praticar um furto ou roubo", esclarece. 

Mostra contou com apoio do helicóptero da Brigada Militar
Mostra contou com apoio do helicóptero da Brigada Militar
Foto: arquivo pessoal

Pires destaca que não foi solicitado reforço de outros batalhões, e a segurança aconteceu apenas com efetivo próprio. "Trabalhei com sete policiais, tivemos reforço do nosso orgânico com acréscimo de hora extra. Um trio circulava pelo evento e mais viaturas ficaram rodando na parte externa para coibir furto de veículos estacionados", ressalta o comandante.

Colecionador de Goiás visita encontro de São Marcos: ’Eu moraria aqui’

Colecionador Mardel Carvalho (centro) veio de Góias pela primeira vez para participar do evento
Colecionador Mardel Carvalho (centro) veio de Góias pela primeira vez para participar do evento
Foto: Jornal L’Attualità

O colecionador Mardel Carvalho, de 53 anos, veio de Goiás para prestigiar pela primeira vez o Encontro de Carros Antigos de São Marcos. Ele deixou na garagem a coleção de 43 veículos e veio de avião apenas para conhecer o evento e encontrar amigos, entre eles, o presidente do Veteran, Pablo Soldatelli. Mardel destacou algumas das características que chamaram a atenção no evento são-marquense. "Eu achei bacana a praça, é no entorno de uma praça muito bonita e agradável. E o mais bacana são as barracas de convivência na grama, que eu não vejo isso em encontro nenhum no Brasil que eu fui até hoje. As cadeirinhas, churrasco, isso é muito bacana", observa. Ele revela, ainda, as qualidades de São Marcos em relação à Goiânia, onde vive com a família. "Esse encontro entrou para o calendário e no próximo vou trazer a esposa. É um lugar onde eu moraria, eu estou encantado com a cidade.  Eu moro em uma capital com 2 milhões de habitantes, o índice de criminalidade está muito grande, não se tem mais segurança. Mas aqui eu ainda vi segurança, tranquilidade. Isso me cativou, a cidade é uma graça", ressaltou o colecionador goiano.