Semana Santa   28/03/2018 | 11h30     Atualizado em 29/03/2018 | 12h13

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

São Marcos: procissão ao Monte Calvário nesta Sexta Santa (30) terá encenação da Via Sacra

Sexta-Feira Santa (30) terá celebração na Igreja Matriz e procissão ao Monte Calvário com encenação da Paixão de Cristo. Pela manhã padres da Paróquia farão atendimento aos fiéis para bençãos, confissões e conversas

Sexta-Feira Santa terá encenação dos últimos momentos da vida de Jesus no Monte Calvário
Sexta-Feira Santa terá encenação dos últimos momentos da vida de Jesus no Monte Calvário

Foto: Tiago Cioato

Nesta sexta-feira, 30 de março, o auge da Semana Santa será marcado pela procissão ao Monte Calvário com encenação dos últimos momentos da vida de Jesus. A novidade lançada no ano passado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Paróquia de São Marcos, agradou um grande público e promete atrair ainda mais fiéis neste ano (mais de 2.000 pessoas participaram da procissão em 2017). "Estamos desenvolvendo esse evento junto à Paróquia com muito carinho, planejando um alcance no cenário turístico e cultural da região. Afinal, temos o cenário ideal para a evidência do evento, nosso Monte Calvário", destaca a diretora municipal de Cultura e Turismo, Géssica Gozzi.

Em São Marcos procissão de 2017 atraiu mais de 2 mil pessoas
Em São Marcos procissão de 2017 atraiu mais de 2 mil pessoas

Foto: Tiago Costa

A programação da Sexta-Feira Santa inicia ainda pela manhã, quando os padres da Paróquia estarão no Monte Calvário, das 8 às 11 horas, fazendo atendimento aos fiéis para bênçãos, confissões e conversas. Às 15 horas acontece a celebração na Igreja Matriz e, após, os fiéis se encaminham em procissão com a imagem de Jesus Cristo até o monumento do Monte Calvário. Ao longo do trajeto acontecerá a encenação dos episódios da Via Sacra em algumas das estações, abordando aspectos principais da história de Jesus.

Grupos religiosos como Cenáculo de Maria e Emaús participarão da encenação
Grupos religiosos como Cenáculo de Maria e Emaús participarão da encenação

Foto: Tiago Costa

A teatralização ficará a cargo dos membros de grupos religiosos do município, como Cenáculo de Maria e Emaús. "Pelo segundo ano teremos encenação com grupos da comunidade. São mais de 150 pessoas envolvidas em torno deste trabalho", ressalta Géssica. A ideia foi lançada em 2017 como forma de gerar maior apelo cultural e turístico, explorando o principal ponto de visitação do município, que é o Monte Calvário. À tarde haverá distribuição de água para os fiéis e durante todo o dia haverá banheiros químicos à disposição. A programação tem como patrocinadores as empresas Don Celesto, Covimarco, Nelar e Serra Maior.

Calvário passou por melhorias para receber fiéis

Secretaria de Serviços Públicos e Urbanos roçou grama e realizou consertos na infraestrutura
Secretaria de Serviços Públicos e Urbanos roçou grama e realizou consertos na infraestrutura

Foto: divulgação prefeitura

Em preparação à programação da Sexta-Feira Santa em São Marcos, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Urbanos realizou melhorias no Monte Calvário durante esta semana. Para melhor receber os fiéis nesta época de orações no local, os corrimãos foram pintados, bancos e lixeiras foram consertadas e toda área do monumento foi roçada.