05/04/2018 | 19h26     Atualizado em 06/04/2018 | 14h55

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Esporte: Jogos Abertos da AMSM reúnem mais de 450 atletas em São Marcos nesse final de semana

Competições de futsal, handebol e taekwondo acontecem na Associação dos Motoristas sábado (7) e domingo (8) envolvendo mais de cinco municípios. Natação e tênis terão torneios internos: ’Movimentar esporte e arrecadar recursos ao Projeto Cresci

Jogos de futsal na AMSM serão preparação para campeonatos ao longo do ano
Jogos de futsal na AMSM serão preparação para campeonatos ao longo do ano

O esporte vai movimentar a Associação dos Motoristas São-Marquenses (AMSM) neste final de semana (7 e 8 de abril). Isso porque o clube realiza a 2ª edição dos Jogos Abertos. Com competições em diversas modalidades esportivas (futsal, handebol, taekwondo, tênis e natação), o evento, que tem patrocínio da Speakeasy Escola de Idiomas, terá a presença de mais de 450 atletas. Eles vêm de cinco municípios (Antônio Prado, Caxias do Sul, São Leopoldo, Nova Roma do Sul e Veranópolis) para competir em São Marcos. Conforme o diretor de Esportes da AMSM, Kadu de Rosso, o objetivo da atividade é "envolver as modalidades esportivas de competição que o clube possui". "Ano passado fizemos em setembro e nesta segunda edição puxei para o início do ano, pois assim já serve como um torneio preparatório para os atletas irem se adequando e para alguns mais iniciantes sentirem como funcionam as competições", comentou.

Kadu diz que para o futsal os Jogos Abertos servem como teste para as equipes. "Servem para os times fazerem uma preparação, pois em abril e maio começam os campeonatos que disputaremos ao longo do ano, como a Copa D’Itália e o Nordestão", apontou. Outro objetivo do evento é "movimentar a parte esportiva da AMSM e de São Marcos", com arrecadação de recursos ao projeto Crescimento. "A Comissão de Pais cuidará do bar e o lucro será revertido ao Projeto Crescimento", informou Kadu, destacando que os atletas do projeto estão vendendo rifa para custear as despesas. "Desde que ficamos sem a verba da prefeitura, tornou-se complicado manter o Projeto Crescimento e por isso promovemos essas atividades. Dessa forma conseguimos custear algumas despesas e não cobramos dos atletas quando eles viajam para jogar representando o clube", ressaltou.

Evento de integração do Taekwondo terá atletas de São Marcos e Caxias, no sábado (7)
Evento de integração do Taekwondo terá atletas de São Marcos e Caxias, no sábado (7)

Futsal masculino inicia sábado e feminino é domingo, quando tem triangular de Handebol: ’Mais de 650 pessoas passarão pela AMSM’

Um dos destaques dos Jogos Abertos da AMSM é o futsal masculino. O torneio conta com sete equipes em 4 categorias (Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15): Recreio da Juventude, Vasco, ACF (Caxias), Pépi (Antônio Prado), Associação Atlética Veranópolis, Nova Roma e AMSM. "Os jogos iniciam sábado (7) com as categorias Sub-9 e Sub-11 e seguem domingo (8) com os times Sub-13 e Sub-15", informa Kadu. O diretor de Esportes da AMSM destaca que no domingo (8) acontecem as partidas de futsal feminino na categoria Sub-18. Cinco equipes competem. "Além da AMSM, vêm times de Ipê, São Leopoldo, Veranópolis e Caxias", aponta. Kadu observa que também domingo (8) acontece o triangular de Handebol, com atletas entre 15 e 18 anos. "Jogam três equipes de São Marcos: a AMSM e duas da Escola Demétrio Moreira da Luz", cita, lembrando que domingo de manhã acontece torneio de natação interno da AMSM.

Ao longo do final de semana também ocorrem jogos do Ranking Interno de Tênis, em 4 classes. "E no sábado (7) ainda tem o evento de integração do Taekwondo, com atletas da Associação Força Ativa, Centro Ocupacional e um pessoal de Caxias", observa. Kadu explica que só o vôlei ficou de fora dos Jogos Abertos 2018, evento que conta com patrocínio da Speakeasy Escola de Idiomas. "Porque as equipes convidadas para o vôlei, de Antônio Prado e Nova Roma, não puderam vir e por isso deixamos para o mês que vem", informa. Kadu estima que mais de 600 pessoas circularão pelo clube nos dois dias de jogos. "São em torno de 450 atletas e, contando as comissões técnicas, familiares e amigos, com certeza teremos mais de 600 pessoas passando pelo clube", calcula o diretor de Esportes da AMSM.