Polícia em São Marcos   24/04/2018 | 16h49     Atualizado em 26/04/2018 | 18h11

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Brigada Militar de São Marcos está sob novo comando: sargento Cristiano Lucas Quintana assume em 2 de maio

A partir deste dia 2 de maio, a Brigada Militar de São Marcos estará sob o comando do sargento Cristiano Lucas Quintana. Sargento Eberton dos Santos Pires assumirá comando do 1º pelotão de Flores da Cunha

Sargento Cristiano Lucas Quinta assume comando da BM de São Marcos
Sargento Cristiano Lucas Quinta assume comando da BM de São Marcos

O atual comandate da Brigada Militar de São Marcos, sargento Eberton dos Santos Pires, natural de Rosário do Sul, foi transferido para assumir o comando do primeiro pelotão da BM em Flores da Cunha. Ele estava no comando da corporação em São Marcos desde agosto de 2015 e foi transferido para comandar o pelotão de Flores, devido às mudanças feitas no 36º BPM da Brigada Militar de Farroupilha. "O comando fez algumas mudanças. O tenente que comandava Flores da Cunha foi comandar o pelotão de Antônio Padro e eu vou ir comandar o pelotão de Flores da Cunha", contou Pires ao L’Attualità. Atuando há quase 30 anos no serviço público, Pires, que é formado em Direito, pela Universidade de Caxias do Sul e pós-graduado em Processo Civil pela Uniderpe, Anhanguera, e pós graduando em Advocacia Trabalhista e Direito Previdenciário pela Unopar, área que pretende atuar após se aposentar por tempo de serviço em 2019.

Sargento Eberton Pires passa a comandar o pelotão de Flores da Cunha
Sargento Eberton Pires passa a comandar o pelotão de Flores da Cunha

O sargento, que atua em São Marcos desde janeiro de 2013, avaliou o período de seu comando na Brigada Militar do município como satisfatório. "Saio bem satisfeito, pois durante o meu comando os índices de criminalidade se mantiveram baixos. Eu não podia garantir zero criminalidade, mas podia garantir empenho do meu comando para manter a ordem pública", afirmou Pires à reportagem do L’Attualità. Ele destaca que durante seu comando conseguiu o apoio de outros batalhões. "Nesse período eu consegui manter a tranquilidade e a paz social mesmo com um efetivo pequeno e quando foi necessário consegui o apoio do pelotão de Operações Especiais de Farroupilha e de Flores da Cunha", revela.

Novo comandante assume a partir do dia 2 de maio e atua há 14 anos em São Marcos

Quem assumirá o comando da Brigada Militar de São Marcos em seu lugar a partir do dia 2 de maio será o 2º sargento Cristiano Lucas Quintana, que atua na BM local há 14 anos. "Faz 15 anos que estou na Brigada Militar. Fiquei 1 ano em Caxias e há 14 estou em São Marcos", revela o sargento Lucas. Ele, que é natural de Bagé e se mudou para a Serra gaúcha junto com a esposa, é bacharel em Direito e possui curso superior de Tecnologia em Gereciamento Auxiliar de Polícia Militar, ele assumiu o comando por ser segundo sargento e mais antigo da BM de São Marcos. "Como tem movimentação na companhia de vez em quando, eles levaram o Santos Pires para Flores e eu assumi o comando aqui até a vinda de um tenente, porque aqui a vaga é para tenente", explica Lucas.

Ele destacou ao L’Attualità que pretende dar continuidade ao trabalho ostensivo da BM e trabalhar em conjunto com a Polícia Civil. "A dificuldade hoje é porque estamos com falta de efetivo, isso em todas as cidades. Estamos realizando um trabalho integrado com a Polícia Civil, fazendo operações em conjunto. Temos que buscar todas as alternativas, sozinhos não conseguimos combater a criminalidade, precisamos da ajuda de todos", destaca. O que o novo comandante da Brigada Militar de São marcos  deseja realizar é um trabalho ostensivo e preventivo. "Realizando o policiamento em toda a área de responsabilidade territorial da Brigada Militar de São Marcos para coibir toda espécie de crime, em especial o tráfico de entorpecentes e roubos à estabelecimentos comerciais e residenciais", observa Lucas Quintana.