Greve dos caminhoneiros   28/05/2018 | 16h06     Atualizado em 29/05/2018 | 16h41

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Coleta de lixo deve ser interrompida a partir desta terça-feira (29) em São Marcos

Com mais de 180 toneladas de lixo acumaladas, no aterro na Linha São Jacó, em São Marcos, Nelar poderá suspender a coleta de lixo

Lixo de São Marcos está sendo estocado em São Jacó mas já não há mais espaço
Lixo de São Marcos está sendo estocado em São Jacó mas já não há mais espaço
Foto: arquivo Jornal L?Attualità

A Prefeitura de São Marcos informou que o transporte público e a coleta de lixo seguirão normalmente somente durante a segunda e terça, conforme empresas que prestam os serviços para o município. Porém, a Nelar garante a coleta de lixo somente até amanhã (29). Embora as coletas de lixo estejam sendo realizadas nos últimos 8 dias de paralisação, a Nelar enfrenta dificuldades com o armazenamento do lixo. Segundo o sócio proprietário da empresa coletora de lixo, Adelar José dos Santos, já há mais de 180 toneladas de lixo acumulado no aterro na Linha São Jacó. Dessa quantidade, 150 toneladas de lixo orgânico seriam enviadas para Minas do Leão e 30 toneladas de lixo seletivo iriam para a reciclagem. "Eu estou coletando para garantir a limpeza da cidade, mas estou armazenando tudo, pois não posso enviar para Minas do Leão", explica Adelar.

Ele explica que no aterro em São Marcos, duas caçambas estão cheias de lixo orgânico e em breve a empresa terá que descarregar o lixo no chão. "Já deixou de ir 3 cargas para Minas do Leão, mas tive que colocar em duas caçambas, socando com a máquina para caber tudo", revela Adelar. "Está chegando mais lixo e vamos ter que colocar no piso, por que não tem onde colocar, mas para colocar no piso tem de colocar lona e mandar relatório para a Fepam", ele explica. Além da coleta de lixo, na última sexta-feira, 25 de maio, a paralisação interrompeu o serviço das Secretarias Municipais de Obras, Serviços Públicos e de Agricultura, pois tais serviços dependem das máquinas para trabalhar.