Corpus Christi   29/05/2018 | 10h45     Atualizado em 31/05/2018 | 14h47

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

São Marcos: procissão em torno dos tapetes de Corpus Christi é nesta quinta-feira (31)

Em São Marcos, confecção dos 48 tapetes que ficarão em torno da Praça Dante Marcucci inicia na manhã de quinta-feira (31), envolvendo cerca de 500 voluntários. Missa inicia às 15h, em frente à Igreja Matriz

Multidão de fiéis deve acompanhar procissão sobre os tapetes de Corpus Christi nesta quinta (31)
Multidão de fiéis deve acompanhar procissão sobre os tapetes de Corpus Christi nesta quinta (31)
Foto: arquivo Studio Imagem

Tradição desde os anos 80, a missa e procissão de Corpus Christi em São Marcos marcam novamente a celebração em torno da fé católica. Neste ano, a procissão em torno da Praça Dante Marcucci, sobre o colorido dos tapetes, acontece nesta quinta-feira, 31 de maio, a partir das 15h. A celebração terá como tema central a Campanha da Fraternidade, que trata da superação da violência, e tem como lema "Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8)". "Nós vamos usar a Campanha da Fraternidade como tema neste ano, abordaremos a questão da violência e dos leigos, porque esse é o ano do Laicato (aqueles que estão na linha mais avançada da vida da Igreja). E vamos trabalhar as quatro dimensões: saúde, juventude, família e trabalho", explica o padre Tadeu Libardi Boff. A procissão inicia em frente à Igreja Matriz de São Marcos e terá paradas nos quatro altares, nas esquinas que contornam a Praça Dante Marcucci, que abordarão cada uma das temáticas.

A programação é realizada pela Paróquia de São Marcos, em parceria com a prefeitura, através das secretarias municipais de Cultura, Desporto e Turismo e Serviços Públicos e Urbanos. Em relação aos desenhos, o padre informa que a comissão do evento se reúne para tomar as decisões e comunicar as entidades que ficarão responsáveis por cada tapete. "Temos uma equipe que senta e pensa nos desenhos para não ser sempre a mesma coisa, pensamos nos ícones que representariam tudo que estamos tentando passar com essa temática, que é a superação da violência e outros aspectos", relata.

A confecção dos tapetes inicia na manhã desta quinta-feira (31), a partir das 7h, com atividade física de alongamento para os voluntários em frente à Concha Acústica. Os desenhos ficarão expostos nas ruas Padre Feijó, Osvaldo Aranha, Dr. Rosa e Avenida Venâncio Aires até o dia 3 de junho, domingo. A organização também deixa o convite para que os participantes levem 1 kg de alimento não perecível, que será encaminhado para famílias necessitadas do município.

Corpus Christi em São Marcos: 48 tapetes e mais de 500 voluntários

Voluntários representam cerca de 20 entidades para colorir o entorno da Praça
Voluntários representam cerca de 20 entidades para colorir o entorno da Praça
Foto: Jornal L?Attualità

Além da fé cristã, a celebração de Corpus Christi em São Marcos envolve arte, criatividade, trabalho em equipe e representa amizade, solidariedade e doação. Cerca de 500 voluntários estarão envolvidos na confecção dos tapetes na manhã desta quinta-feira (31). Eles representam cerca de 20 entidades, que serão responsáveis pelos desenhos de 48 tapetes. Neste ano, a serragem que será utilizada nos tapetes também foi pintada de maneira diferente para ressaltar as cores, buscando formar desenhos vivos e tornar a celebração ainda mais especial.

O padre Tadeu Libardi destaca que a confecção dos tapetes deve ser norteada também pela consciência ecológica. "Nossa prioridade é a questão ecológica, os tapetes são feitos com materiais sustentáveis, nada que demande muitos gastos e desperdícios. Esse é o objetivo também", ressalta. Ele destaca que os materiais reciclados são os mais indicados, e não será permitido usar borracha de pneu na confecção dos tapetes. O evento conta com o apoio de ACN Móveis, Araucária Reflorestadora, SB e Imacril.