Educação   27/06/2018 | 17h30     Atualizado em 28/06/2018 | 09h17

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Faculdade de São Marcos oferece Curso de Libras

Formação acontecerá entre os dias 30 de julho e 10 de dezembro, sempre às segundas-feiras

Curso de 60 horas de duração é oferecido pela Facsm a estudantes e profissionais interessados
Curso de 60 horas de duração é oferecido pela Facsm a estudantes e profissionais interessados

Foto: ilustrativa

Em iniciativa pioneira no município, a Faculdade de São Marcos oferecerá Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para estudantes e profissionais interessados. As aulas acontecerão na faculdade, a partir do dia 30 de julho, sempre às segundas-feiras, das 19h15 às 22h15, até 10 de dezembro, totalizando 60 horas de duração. O curso será ministrado por Carolina Argôlo Almeida, professora graduada em Letras - Língua Portuguesa (UCS) e especialista em Educação Especial e Inclusiva (Uninter). Carolina possui cursos de aperfeiçoamento na área de Libras e trabalha como docente e intérprete de sinais.

 

As inscrições estarão abertas até a data de início do curso e devem ser feitas diretamente na secretaria da Facsm, localizada na Rua Dr. Rosa, 550. Para se inscrever o candidato deve apresentar cópia do RG, CPF, registro civil e comprovante de endereço. O curso é direcionado para todos os interessados em conhecer e se aperfeiçoar na Língua Brasileira de Sinais, para uma melhor comunicação com as pessoas que têm deficiência auditiva, destaca a diretora da Facsm, Gisele Rizzon. Conforme explica, para acadêmicos da instituição a disciplina é optativa e para a comunidade em geral servirá como curso de extensão.

 

O antigo Instituto dos Surdos, hoje chamado de Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES) foi a primeira escola para surdos no Brasil, fundada em 1857, e teve como primeira denominação Colégio Nacional para Surdos. Foi a partir deste, com a miscigenação da antiga língua de sinais brasileira e a língua de sinais francesa, que definitivamente nasceu a Língua Brasileira de Sinais, reconhecida e aceita como segunda língua oficial brasileira através da Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. Libras é utilizada por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e entre surdos e ouvintes. É uma língua natural como qualquer outra, com estruturas sintáticas, semânticas e morfológicas, com a diferença básica de que também utiliza a imagem para expressar-se. Para se aprender libras deve-se, portanto, passar por um processo de aprendizagem de uma nova língua, assim como francês, inglês, entre outras. Mais informações no site www.facsaomarcos.com.br ou pelo telefone (54) 3291 1710.