Filós 2018   19/07/2018 | 14h21     Atualizado em 20/07/2018 | 08h46

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Filó acontece nesta sexta (20), no salão da Linha São Luiz, em São Marcos

Prefeitura promove dois filós em 2018 e o de encerramento é no bairro Polo em 27 de julho, com show da banda Flor da Serra. Brincadeiras, danças típicas, sorteio de brindes e mesa comunitária são atrações

Filó terá mesa comunitária, apresentação de artistas locais e danças típicas italianas
Filó terá mesa comunitária, apresentação de artistas locais e danças típicas italianas

Julho é mês de celebrar a cultura dos imigrantes italianos em São Marcos. Para isso a prefeitura promove os filós, festejos que começaram a ser promovidos em 1996 para resgatar costumes dos colonizadores do município. Neste ano serão dois eventos: o primeiro no salão da Capela de São Luiz, nesta sexta-feira (20) e o de encerramento no salão do bairro Polo, em 27 de julho. Ambos iniciam às 20h e uma das principais atrações é a mesa comunitária de alimentos trazidos pela população. "Toda pessoa leva um prato de comida e participa do sorteio de brindes", assinala o diretor municipal de Desporto e secretário de Planejamento, Andrigo Biasotto. Ele destaca que os brindes são oferecidos pelo comércio. "Temos parceria com CDL, Emater e Sindicato Rural", aponta.

Além da mesa comunitária, haverá brodo, quentão e pinhão, que neste ano substituirá o amendoim. Também ocorrerá apresentação dos artistas locais Maria Eduarda Crestana e Gricelino da Silva, Osvaldo Sousa, Inério e Lurdes Cechinatto, e Pedro Susin e Maral Gurgel, além de danças típicas italianas com as alunas da professora Angélica Bertelli, do Grupo de Danças Italianas da Escola Municipal Francisco Doncatto. Outra atração são as brincadeiras típicas da cultura dos imigrantes italianos conduzidas pelos artistas do grupo Art Manhas. "São animadores que têm personagens alusivos à cultura italiana e que estarão fazendo diversas brincadeiras", observa Biasotto.

A prefeitura disponibiliza transporte à população. "O ônibus sai da garagem da prefeitura às 19 horas, passa no Centro Administrativo Municipal, no salão do bairro Francisco Doncatto, no bairro Santini (em frente a Latão) e no Centro Ocupacional Sol Nascente (bairro São José), seguindo até São Luiz", detalha Andrigo, lembrando que também a sonorização do evento fica por conta da prefeitura. Para o filó de encerramento - em 27 de julho, a partir das 20h, no salão do bairro Polo - haverá show com a banda Flor da Serra.