Festa do Agricultor   24/07/2018 | 14h00     Atualizado em 24/07/2018 | 16h13

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Festa do Agricultor reuniu centenas de são-marquenses e celebrou santo protetor dos colonos

Evento realizado sábado (21) teve procissão de tratores, missa e jogos coloniais. Confira vencedores na bisca, bocha e canastra e resultados do futsal do Interior, que tem rodada quarta (25)

Programação do evento iniciou com missa campal celebrada pela manhã, no Parque Albino Ruaro
Programação do evento iniciou com missa campal celebrada pela manhã, no Parque Albino Ruaro

Centenas de são-marquenses participaram da Festa do Agricultor de São Marcos 2018. O evento, promovido pelas secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente e Cultura, Desporto e Turismo em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Emater, Cooperativa, CIC e CDL, foi realizado em São Marcos no último sábado (21). A programação esteve concentrada no Parque Municipal de Eventos Prefeito Albino Ruaro, onde foi celebrada missa campal pela manhã e jogos coloniais à tarde. Um dos pontos altos foi a procissão de tratores pelo centro da cidade. Outro destaque foi a gincana, que teve corrida de tratores, corrida do saco e de cariola, competição de debulhar milho e corrida do ovo.

Na avaliação do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Fabiano Varella, o evento atingiu seus objetivos. "Apesar do frio na parte da manhã, deu muito bom, com aproximadamente 300 pessoas participando, a maioria agricultores. A procissão contou com 42 tratores, que se concentraram em frente à Igreja Matriz às 9h e desfilaram pelas ruas centrais. Também os jogos coloniais tiveram participação muito boa, com diversas atividades entre 13h30 e 16h30", assinalou. A Festa do Agricutlor contou, ainda, com praça de alimentação, que ficou por conta da Apae de São Marcos. "Teve galeto, prato feito, pão com salsicha e pastel", citou.

´Data especial do ano, com fé, integração e descontração´

Jogos coloniais foram destaque na programação da Festa do Agricultor
Jogos coloniais foram destaque na programação da Festa do Agricultor

Fabiano destaca que o evento é importante para unir a classe agricultora, propiciando momentos de descontração. "É um momento de integração das pessoas. Além do aspecto religioso e festivo, é uma data especial do ano que agrega no sentido de divertir e também para agradecer o ano anterior e rezar para que o próximo seja ainda melhor", comentou o secretário, salientando que a festa propicia união de classe, confraternização e fé.

Atividades reuniram dezenas de competidores no   Parque de Eventos Prefeito Albino Ruaro
Atividades reuniram dezenas de competidores no Parque de Eventos Prefeito Albino Ruaro

De fato, a fé esteve presente no evento, que celebrou o santo protetor dos colonos: Santo Isidoro (ou Santo Isidro), que é o santo da Capela da Linha Zambecccari. Falecido em 4 de abril de 636 e canonizado pelo Papa Paulo V em 1622, Santo Isidoro é considerado protetor dos homens do campo, lavradores e agricultores, que tiram da terra seu sustento e fazem de seu trabalho diário um meio de santificação. "Além de Santo Isidoro, também foi celebrado São Cristovão, que levamos junto no desfile de tratores, porque neste dia 25 é comemorado o Dia do Colono e do Motorista e ele (São Cristovão) é o protetor dos motoristas", lembra Fabiano.

Jogos do Interior: Santana e Pedras Brancas venceram bochas masculina e feminina e Tuiuti lidera futsal

Outro destaque da programação da Festa do Agricultor de São Marcos foram os jogos do interior. Uma das modalidades realizadas é o futsal. O torneio, que reúne sete equipes (Aliança, Caravaggio, Rosita, Santana, Tuiuti, Zambicari e Zamoner), tem o Tuiuti na liderança, com 9 pontos, e a Santana em 2º, com 6. A quarta rodada do torneio acontece nesta quarta (25), com os seguintes confrontos: Tuiuti x Zambicari, Santana x Zamoner e Aliança x Caravaggio. Na 3ª rodada, em 18 de julho, a Santana ganhou da Rosita por 5x4; Caravaggio venceu a Zambicari por 2x0 e Tuiti goleou a Zamoner por 8x0.

Os jogos também tiveram competições de canastra, bisca e bocha. As atividades reuniram dezenas de competidores e movimentaram as comunidades do interior. Na bocha, o time da Santana venceu no masculino, com a Rosita em segundo lugar e Nossa Senhora do Carmo em terceiro; e a equipe de Pedras Brancas ganhou no feminino, que teve a Edith como vice-campeã e a Nossa Senhora do Carmo em terceiro. Confira vencedores:

 

BOCHA FEMININA

LUGAR: PEDRAS BRANCAS

LUGAR: LINHA EDITH

LUGAR: NOSSA SENHORA DO CARMO

 

BOCHA MASCULINA

LUGAR: SANTANA

LUGAR: ROSITA

LUGAR: NOSSA SENHORA DO CARMO

LUGAR: PEDRAS BRANCAS

LUGAR: LINHA EDITH

 

CANASTRA FEMININA

IVANI E LAIRCE

IRACI E CECILIA

 

CANASTRA MASCULINA

OSMAR E JAIME

MARCELINO E RAFAEL

FLAVIANO E ELIOMAR

 

BRISCOLA FEMININA

NAIR E CARLA

GENI E SILVANA

MARINES E LURDES

 

BRISCOLA MASCULINA

LAURO E ADELAR

JAIME E EURIPEDES

VALDIR E JACIR

RUDIMAR E IVONIR

JOCELINO E JOANIN