YouTube Facebook Bitcom

Colégio Mutirão   16/08/2018 | 17h48     Atualizado em 16/08/2018 | 18h26

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

VII Mostra Científica e Tecnológica do Colégio Mutirão de São Marcos recebe escolas e comunidade nesta sexta (17)

Evento inicia nesta quinta-feira (16), a partir das 19h30, com visitação das famílias dos alunos do Mutirão

Trabalhos de alunos das turmas de Educação Infantil até o 9º ano do Mutirão serão avaliados
Trabalhos de alunos das turmas de Educação Infantil até o 9º ano do Mutirão serão avaliados

Foto: divulgação

A VII Mostra Científica e Tecnológica do Colégio Mutirão de São Marcos inicia nesta quinta-feira, dia 16 de agosto, a partir das 19h30, no Clube Grêmio Americano. Em sua primeira noite o evento receberá a visitação das famílias dos alunos do Mutirão até às 21h30. Já nesta sexta-feira (17), a visitação das escolas e comunidade em geral ocorre das 8h30 às 11h30, 14h às 18h e 19h30 às 21h30. Neste ano o tema proposto pela escola e contemplado pelos projetos é "Saber: Luz que permite ao homem escolher caminhos".

 

Durante a mostra, os trabalhos de alunos das turmas de Educação Infantil até o 9º ano serão avaliados de acordo com os critérios previamente estabelecidos e por uma comissão composta por professores convidados, acadêmicos, pesquisadores e profissionais relacionados ao assunto abordado por cada projeto. "A mostra científica do Mutirão tem importância fundamental na aprendizagem, pois através dos trabalhos os alunos constroem o próprio conhecimento. Além disso a escola precisa oferecer cada vez mais atividades diferenciadas para estimular os alunos e fazer com que eles aprendam a pensar", destaca a diretora da escola, Niceia Borghetti Sbabo. Conforme conta, ao final da mostra, os melhores trabalhos recebem premiações e, em seguida, são inscritos na Mostra Científica e Tecnológica das Escolas de Ensino Fundamental e Médio da Serra Gaúcha (Mostraseg), organizada pela UCS. "Nós fazemos uma premiação interna na escola e depois a própria escola inscreve na Mostraseg os trabalhos dos alunos que tiverem interesse", assinala Niceia.

Mutirão tem histórico de premiações na Mostraseg da UCS

O Colégio Mutirão já foi premiado 6 vezes na Mostraseg. Em 2012 o projeto Tijolo Sustentável, das alunas Fernanda Tomé e Kianne Nicoletti conquistou o segundo lugar na mostra regional. Em 2013 foi a vez das alunas Ana Carolina Ballardin e Vitória Ricardo serem premiadas com o primeiro lugar pelo estudo sobre condições atuais do Arroio Gravatá e levantamento de informações para sua possível revitalização. Já em 2014 a aluna Joana Pasquali conquistou o segundo lugar da Mostraseg com o projeto que criou um detector para verificar adulteração e contaminação no leite UHT, feito que lhe encaminhou para a conquista posterior do prêmio "Jovem Cientista", em nível nacional, em 2015.

 

O projeto Placas Sustentáveis com Isolamento Acústico, realizado pelos alunos Ana Carolina Reinaldo, Fabiana Tomé e Otávio Augusto Miot, conquistou a terceira colocação na Mostraseg de 2015. O feito foi repetido em 2016, com o projeto "AH: suas ações, nossa história", das alunas Fabiana Tomé e Flávia Soldatelli Formighieri. Em 2017, as mesmas alunas foram premiadas com o primeiro lugar pelo projeto "Desenvolvimento de Filme Biodegradável à Base de Proteínas  do Soro do Leite para  Aplicação em Produtos Lácteos", competindo com mais 110 trabalhos inscritos, de 21 escolas de Caxias do Sul e da região. O trabalho havia ficado entre os 7 desenvolvidos por alunos do Mutirão  para a Mostra Científica e Tecnológica da escola de 2017.