Banrisul   12/09/2018 | 15h27     Atualizado em 12/09/2018 | 16h00

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Agência de São Marcos comemora 90 anos do Banco Banrisul nesta quarta-feira (12)

Em São Marcos, Banrisul reuniu funcionários e clientes na manhã desta quarta (12) para comemorar o aniversário da instituição, atuante há mais de 50 anos no município

Funcionários e primeiros clientes da agência de São Marcos comemoraram aniversário
Funcionários e primeiros clientes da agência de São Marcos comemoraram aniversário

Foto: divulgação

Conhecido como "o banco dos gaúchos", o Banrisul completa 90 anos nesta quarta-feira, 12 de setembro. A agência do banco em São Marcos reuniu funcionários e clientes por volta das 9 horas da manhã de hoje para comemorar o aniversário da instituição. "É muito gratificante poder participar desse momento único na história do Banrisul. São 90 anos de integração com a comunidade gaúcha que alicerçaram uma história, consolidando o banco como um dos maiores do Brasil, mesmo atuando predominantemente no Rio Grande do Sul. Porém, nada disso seria possível sem o apoio de seus colaboradores que buscam a excelência no atendimento. É merecido também um agradecimento especial à comunidade são-marquense, grande parceira do Banrisul, que nos acolhe com um carinho pelo qual buscamos ao máximo corresponder há mais de 50 anos", destaca Eduardo Siga, gerente geral do Banrisul de São Marcos.

 

O evento contou com a participação dos primeiros clientes do banco em São Marcos e da atual vice-prefeita de São Marcos Rosa Fontana. "O Banrisul tem uma história consolidada nesses 90 anos, é uma instituição que cada um de nós pode dizer que tem uma certa fração de participação e de propriedade também, porque é um banco que é dos gaúchos, é uma instituição pública e eficiente e esperamos trabalhar para que cada vez esse banco se torne mais forte", pontua o gerente do Banrisul de São Marcos.

 

Fundado em 1928, o Banrisul testemunhou os principais acontecimentos econômicos das últimas décadas, como a crise mundial de 1929 e oito mudanças de moeda circulante no Brasil. Capilarizado no território gaúcho, alcançou em 2017 o melhor resultado de sua história, com lucro líquido de R$ 1,05 bilhão. Foi o presidente da República da época, Washington Luiz, que assinou decreto federal, em 28 de agosto de 1928, autorizando o funcionamento do Banco do Rio Grande do Sul - sua primeira denominação. Decreto estadual de 6 de setembro do mesmo ano, assinado pelo então presidente gaúcho, Getúlio Vargas, chancelou os estatutos. O início das operações, seis dias depois, deu-se em salas cedidas pelo Tesouro do Estado, junto à Secretaria Estadual da Fazenda, na Praça Marechal Deodoro, em Porto Alegre, em prédio idêntico ao do Theatro São Pedro e onde, atualmente, existe o edifício do Tribunal de Justiça. O secretário Firmino Paim Filho foi o primeiro presidente do banco. De imediato, foram instaladas agências em Pelotas, Bagé, Rio Grande, Caxias do Sul e Novo Hamburgo.