Educação   19/09/2018 | 08h22     Atualizado em 19/09/2018 | 15h15

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Escola Orestes Manfro de São Marcos é destaque na Mostraseg 2018

Trabalho das alunas Ana Clara Polidoro Ampessan e Fernanda Prandini Menegon foi premiado com 1º lugar entre as séries do ensino fundamental

Alunas Ana Clara e Fernanda apresentaram estudo sobre tratamento de água de mecânica por eletroflotação
Alunas Ana Clara e Fernanda apresentaram estudo sobre tratamento de água de mecânica por eletroflotação

Foto: divulgação

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Orestes Manfro de São Marcos conquistou o primeiro lugar entre as séries do ensino fundamental na 10ª Mostra Científica e Tecnológica das Escolas de Ensino Médio e Fundamental da Serra Gaúcha, a Mostraseg, organizada pela Universidade de Caxias do Sul. O evento, iniciado no último dia 12 de setembro, quarta-feira, seguiu até a tarde da sexta-feira (14). Sessenta bancas com trabalhos de mais de 220 estudantes de 20 escolas de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Petrópolis e São Marcos estiveram distribuídas no Centro de Convivência do campus sede da UCS em Caxias do Sul.

Conforme revela a diretora da Escola Orestes Manfro, Daniela Ampessan, quatro dos trabalhos inscritos pela escola foram selecionados para participar da Mostraseg 2018: "Eletromagnetismo", das alunas Ana Júlia Velho, Anieli de Vargas Alves e Isabella Zan Cioato; "Spoke Well", das alunas Júlia Maria Miotto, Débora Magrini Machado e Marina da Silva; "Uso de agrotóxicos e da agricultura orgânica no cultivo da videira na cidade de São Marcos", das alunas Alexandra Carol Cioato, Beatriz Soldatelli Sandri e Jéssica Miotto Polo; e o projeto "Tratamento de água de mecânica por eletroflotação", das alunas Ana Clara Polidoro Ampessan e Fernanda Luiza Prandini Menegon, vencedor do primeiro lugar entre as séries do ensino fundamental.

III Mostra Científica e Tecnológica da Orestes apresentou 47 trabalhos de alunos do 6º ao 9º ano
III Mostra Científica e Tecnológica da Orestes apresentou 47 trabalhos de alunos do 6º ao 9º ano

Foto: divulgação

Os trabalhos foram apresentados inicialmente na III Mostra Científica e Tecnológica da Orestes Manfro, realizada nos últimos dias 22 e 23 de agosto, no Salão Paroquial de São Marcos. "47 trabalhos de alunos do 6º ao 9º ano foram apresentados e 10 foram escolhidos como destaque. 6 foram indicados pelos professores orientadores das turmas, um foi pelo voto popular (de pais, escolas e comunidade que visitaram a mostra) e três por avaliadores de São Marcos, Caxias do Sul (UCS) e Nova Petrópolis", detalha a diretora da Orestes Daniela Ampessan.

Trabalhos premiados na III Mostra Científica e Tecnológica da Orestes Manfro

- Protetor Solar: das alunas Suelen, Flávia e Marina

- Inset Pet: dos alunos João Vitor, Valentina e Flávia M.

- Câncer de Pulmão: das alunas Ana Laura, Ana Sara e Laura

- Games e Visão: dos alunos João Vitor e Vitor

- A Visão dos Animais: das alunas Daniele, Vitória e Júlia

- História dos Automóveis: dos alunos Bernardo, Mateus e Otávio

- Ansiedade: das alunas Camila e Júlia

Spoke Well: das alunas Júlia, Débora e Marina

Tratamento de água por eletroflotação: das alunas Ana Clara e Fernanda

- Eletromagnetismo: das alunas Ana Júlia, Anieli e Isabella

 

A diretora Daniela Ampessan adianta que 9 desses trabalhos participarão da VII Mostratec e 3ª Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, que será realizada nos próximos dias 5 e 6 de outubro, no Campus Caxias do Sul do IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul).