Fenamarco   17/10/2018 | 09h01     Atualizado em 17/10/2018 | 17h21

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Em São Marcos, 180 expositores e público de 45 mil visitantes garantem sucesso da 2ª Fenamarco

Realizada de 11 a 14 de outubro, junto a 47ª Festa de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas, feira reuniu comércios, indústrias e transportadores de São Marcos e região

2ª Fenamarco registrou público maior do que na primeira edição, com cerca de 45 mil visitantes em 2018
2ª Fenamarco registrou público maior do que na primeira edição, com cerca de 45 mil visitantes em 2018

Foto: divulgação

De 11 a 14 de outubro aconteceu a segunda edição da Fenamarco (Feira de Transporte, Indústria e Comércio de São Marcos), com a participação de 180 expositores dos três setores que englobam a feira. Organizada pela Isme, entidade formada por representantes da Associação dos Motoristas São-Marquenses (AMSM), Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária (CIC), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), prefeitura e Paróquia de São Marcos, a Fenamarco repetiu o sucesso de sua primeira edição em 2017. Durante os 4 dias de feira, comércios, indústrias e transportadores do município e região se dedicaram aos seus estandes no Parque de Eventos Prefeito Albino Antônio Ruaro e no Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol, para divulgar sua marca, produtos, serviços, ofertas e novidades. Conforme os organizadores da feira, a estimativa é de que 45 mil pessoas passaram pela 2ª Fenamarco, registrando um público maior do que na primeira edição, que recebeu 41.398 visitantes. Um dos atrativos da feira foi a venda de pão caseiro, que teve um consumo de cerca de 400 quilos de farinha na sua fabricação, totalizando mais de 15 fardos. A Fenamarco também integrou parte da programação geral da 47ª Festa de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas, com os shows que aconteceram no Palco Multicultural.

Além do número maior de empresas expositoras na área do comércio (na primeira edição foram 69 e na segunda 93), sediada no Centro Alexandre Zaniol, a Fenamarco de 2018 teve a inovação como um de seus pontos altos. "Os expositores do comércio que já participaram da primeira edição trouxeram nesse ano muita inovação em produtos e também na apresentação de cada um dos seus estandes. Acho que as pessoas viram que a feira traz um retorno, que talvez não seja um retorno financeiro imediato, mas sim a divulgação do nome da empresa e a apresentação do produto. Além de inovarem no sentido de trazer produtos melhores e mais bonitos, também trouxeram bastante descontos para essa edição. No ano passado ninguém sabia muito bem como seria a feira, mas nesse ano, como já conhecem, trouxeram os verdadeiros descontos que uma feira tem", destaca Sabrina Reis, secretária executiva da CDL São Marcos, entidade responsável pela área do comércio da Fenamarco. Ela observa que a feira também é uma vitrine para apresentar o que São Marcos produz. "A Fenamarco serve tanto na área de comércio quanto da indústria para apresentar o que São Marcos produz e que muitas pessoas que aqui moram não conhecem. Ela representa uma oportunidade de saber as riquezas que o município tem", assinala Sabrina Reis.

Carinhos apresentou talento da artesã Lucimaia: ´A feira melhorou muito´

Proprietária da loja Carinhos, artesã Lucimaia Polidoro expôs produtos na área comercial da 2ª Fenamarco
Proprietária da loja Carinhos, artesã Lucimaia Polidoro expôs produtos na área comercial da 2ª Fenamarco

Foto: Jornal L´Attualità

Expositora na 2ª Fenamarco, a artesã Lucimaia Stefania Garbin Polidoro, proprietária da loja virtural Carinhos, é esposa do motorista de caminhão Alexandre Polidoro. "Eu sempre fui uma apaixonada por artesanato. Fiz magistério, mas não atuei. E aí tive bebê, viajei um tempo com meu marido, mas o artesanato sempre foi uma continuidade na minha vida. Fui aprendendo sozinha, e ,com o advento da internet, tudo facilitou. Eu acabei indo trabalhar no escritório Ampessan, mas sempre com o artesanato nas minhas horas vagas", narra a artesã. Conforme revela, após tirar a sua Carteira do Artesão, que lhe deu o reconhecimento como profissional autônoma, participou da antiga Feira do Artesão da Festa dos Motoristas. "Expus um ano, foi bem legal, e aí na primeira Fenamarco eu ´caí de cabeça´. Teve um retorno muito bom e nesse ano de novo. Nessa edição a feira esteve bem maior, melhorou muito", destaca Lucimaia. Conforme detalha, a matéria prima de seus produtos é o tecido. "Produtos para bebê, utilitários para a mulher, decoração de Natal, de Páscoa, bonecas, entre outras coisas. Atendo os clientes pelo Instagram, Facebook, Whatsapp, e também na loja virtual, no site Elo7", conta Lucimaia Polidoro.

Estreante na feira, Divina Donna Boutique expôs o seu principal produto: semijóias com pedras naturais
Estreante na feira, Divina Donna Boutique expôs o seu principal produto: semijóias com pedras naturais

Foto: Jornal L´Attualità

Pela primeira vez na Fenamarco, a Divina Donna Boutique expôs o seu mix de produtos, semijóias com pedras naturais, além de bijuterias, acessórios, aromas e bolsas. "A feira foi muito boa, teve um movimento legal, bastante circulação. Conseguimos fechar alguns negócios e principalmente divulgar a empresa, pois havia muita gente que não conhecia", revelou a sócia-proprietária da boutique, Tamara Rech.

Mondiale Acrílicos e H3 Componentes expuseram produtos na área industrial da 2ª Fenamarco

Responsável pelos troféus do Festival de Cinema de Gramado, Mondiale Acrílicos expôs Kikitos na feira
Responsável pelos troféus do Festival de Cinema de Gramado, Mondiale Acrílicos expôs Kikitos na feira

Foto: Jornal L´Attualità

Na área da indústria da 2ª Fenamarco, sediada na cobertura do futuro Centro de Eventos João Fontana, uma das empresas expositoras foi a Mondiale Acrílicos. Responsável pela produção dos Kikitos e os troféus Oscarito e Cidade de Gramado, entregues na 46ª edição do Festival de Cinema de Gramado, no último mês de agosto, a Mondiale apresentou uma novidade na feira: as cortinas d´água. "Também são chamadas de cascatas internas. É um produto que já existe no mercado e estamos lançando em primeira mão aqui na feira. A novidade é que montamos essa cascata na medida do espaço do cliente, fornecemos a tubulação e a bomba. Estamos produzindo há 60 dias", revela o diretor da Mondiale, Rogério Marcon. Ele destaca a importância da Fenamarco para as empresas de São Marcos. "É importante para que os empresários de São Marcos conheçam e saibam o que é produzido aqui. Muitas pessoas não sabem. Por exemplo, tem peças de caminhão que são fornecidas em nível nacional para montadoras, de primeiríssima linha, e são produzidas aqui em São Marcos", pontua Rogério.

Especializada em lanternas para carretas, H3 Componentes participou pela segunda vez da Fenamarco
Especializada em lanternas para carretas, H3 Componentes participou pela segunda vez da Fenamarco

Foto: Jornal L´Attualità

A H3 Componentes, empresa especializada na fabricação de lanternas para carretas, expôs pelo segundo ano na área industrial da Fenamarco. "A oportunidade é boa, teve bastante procura, clientes de fora de São Marcos e do Estado, vindo visitar a feira e conhecer nossos produtos. O próprio motorista conhecendo nossas peças vai pedi-las para o seu distribuidor e puxar a venda futuramente. A feira é mais para prospectar negócios do que fechá-los propriamente", observa William Hoffmann, diretor da H3. Ele destaca que a segunda edição da Fenamarco esteve maior e mais organizada. "Acho que foram corrigidas muitas coisas que pela primeira vez passaram batidas e esse ano a feira esteve maior e mais organizada. E a procura dos clientes mais ou menos se equiparou ao ano passado", avalia William.