Municipal de Futebol   19/10/2018 | 11h24     Atualizado em 19/10/2018 | 15h27

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Campeonato Municipal de Futebol de Campo de São Marcos inicia neste sábado (20)

Jogos acontecerão todos os sábados e serão disputados simultaneamente em dois campos diferentes por final de semana

Primeiros jogos acontecem nas linhas Zambeccari e Edith, no próximo dia 20
Primeiros jogos acontecem nas linhas Zambeccari e Edith, no próximo dia 20

Foto: arquivo L?Attualità

 

Neste sábado, dia 20 de outubro, inicia o Campeonato Municipal de Futebol de Campo de São Marcos. A competição será disputada por 8 equipes: Apollo F.C., C. A. Aliança, Canelada E.C., E.C. Morro, Esportivo F.C., O Quê? F.C., S.E. Progresso e Zambicari. "A princípio os jogos acontecerão todos os sábados, em dois campos por final de semana, com 2 jogos cada campo, se revezando nos campos de cada equipe", informa o diretor municipal de Esportes, Rui Borba. Os jogos da primeira rodada serão: S.E. Progresso x Esportivo F.C., na Linha Edith; e Zambicari x O Quê? F.C., na Linha Zambicari; ambos a partir das 13h30. Já às 15h30, Apollo F.C. enfrenta Canelada E.C., na Linha Zambeccari; e C. A. Aliança joga com E.C. Morro, na Linha Edith. Conforme explica Rui, o campeonato não terá abertura nesta edição. "Não fizemos a abertura porque o nosso tempo até o final do ano está muito curto, então já colocamos 4 jogos no mesmo dia, em campos diferentes, para fazer a primeira rodada. E para o encerramento ainda não temos data definida", destaca. Os jogos podem ser acompanhados pelo aplicativo Placar Esportivo, que fornece informações das equipes e atualizações de cada partida.

 

Em 2017 o Campeonato Municipal registrou episódio de violência entre os times do Canelada e Pedras Brancas, sendo que ambos foram suspensos, mas a competição teve continuidade, consagrando campeão o time do Progresso. Por isso, a Diretoria Municipal de Esporte definiu novas regras para evitar que episódios semelhantes se repitam. "Agora cada equipe precisa ter dois seguranças profissionais, que devem estar presentes em todos os jogos do time, para não acontecer como no ano passado", destaca Rui Borba. Outra mudança relevante do regulamento foi a obrigatoriedade de todos os participantes residirem em São Marcos, já que em 2017 cada equipe poderia ter pelo menos três jogadores de outras cidades. Neste ano cada time também precisa ter seu campo, para distribuir os jogos em todas as capelas, já que o Campo Municipal Elias Soldatelli não pode absorver todas as disputas.

 

Esta edição do Campeonato Municipal de Futebol de Campo homenageia Mario Juarez da Silva, conhecido também como Baixinho ou Sagui, conforme projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores. O homenageado, que faleceu em 2014, com 60 anos, tinha o futebol como hobby e também participou da equipe técnica e diretiva de times locais que construíram história no Campeonato Municipal. Baixinho é, na verdade, natural de São Francisco de Paula, mas viveu em São Marcos por mais de 40 anos e se destacou por ser um grande incentivador do esporte.