Motocross   22/10/2018 | 11h44     Atualizado em 22/10/2018 | 15h35

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

São Marcos sedia etapa de campeonato gaúcho de Enduro neste sábado (27)

Penúltima etapa do Campeonato Gaúcho Borilli Racing de Enduro acontecerá em São Marcos, neste sábado, 27 de outubro. Devem participar do evento na Pista de Motocross Parceiros da Lama cerca de 120 pilotos

Campeonato de Enduro já teve outras seis etapas em municípios do Rio Grande do Sul
Campeonato de Enduro já teve outras seis etapas em municípios do Rio Grande do Sul

Foto: divulgação

Neste sábado, dia 27 de outubro, São Marcos sedia mais uma prova de motociclismo. A penúltima etapa do Campeonato Gaúcho Borilli Racing de Enduro 2018 acontecerá na Pista de Motocross Parceiros da Lama, em São Luiz, e deve receber cerca de 120 pilotos de todas as regiões do Estado. A prova está sendo organizada pelo piloto são-marquense Tatiano Menegon, com o apoio do Trail Clube Parceiros da Lama, e por Erasmo Klering, caxiense e 16 vezes campeão gaúcho em diversas modalidades de Enduro. "Esperamos que participem pelo menos uns 8 pilotos de São Marcos, porque não são todos que competem nessa modalidade. Nenhum deles participou das etapas anteriores, então não vão disputar o campeonato completo, somente essa prova", comenta Tadiano Menegon.

O organizador comenta que esta é a terceira vez que o campeonato é sediado em São Marcos, mas já há mais de 10 anos que ele não era realizado no município. "Ele já foi realizado aqui outras duas vezes, mas a última foi em 2006, e agora está voltando", relata Tadiano. O local da competição será aberto ao público e a entrada é gratuita. Haverá bar com venda de bebidas e lanches para as pessoas que estiveram acompanhando as provas. A prefeitura de São Marcos também fornece apoio ao evento com máquinas para preparação da pista e ambulância no dia da prova. O Campeonato Borilli Racing iniciou em 25 de março e é organizado pela Associação Gaúcha de Pilotos de Endura (Agpe), com apoio dos clubes das cidades onde são sediadas as provas. Já foram realizadas outras seis provas no Estado e a última etapa deve acontecer no dia 24 de novembro, em Tapejara.

A modalidade de Enduro padrão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) consiste em uma prova com trajeto demarcado pela organização, divididos em trechos de deslocamento e trechos especiais, onde são computados os tempos de cada piloto. O competidor que fizer as especiais cronometradas em menos tempo sagra-se campeão da prova. O trajeto tem 42 km e os pilotos terão de percorrer esse espaço três vezes para completar a prova. Os participantes são divididos em nove categorias, de acordo com idade e modelo das motos.