Saúde   16/06/2017 | 09h44     Atualizado em 16/06/2017 | 09h48

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

São Marcos vacina 7.311 pessoas contra gripe e atinge meta de 90% da campanha

Secretaria de Saúde de São Marcos atingiu a meta de vacinação da Campanha Contra a Influenza. Doses foram distribuídas gratuitamente para a população de risco de 17 de abril a 25 de maio e para a comunidade em geral de 30 de maio a 9 de junho

Vacinas seguem disponíveis para gestantes e puérperas e para crianças que precisam da 2ª dose
Vacinas seguem disponíveis para gestantes e puérperas e para crianças que precisam da 2ª dose
Foto: apenas ilustrativa/divulgada na Internet

A Secretaria de Saúde de São Marcos, através da Vigilância Epidemiológica, finalizou no último dia 9 de junho a Campanha de Vacinação Contra a Influenza. A doses estavam sendo distribuídas desde o dia 17 de abril, prioritariamente para os grupos de risco. A partir do dia 30 de maio, também foram distribuídas gratuitamente vacinas para a comunidade em geral. A campanha aconteceu diariamente nas ESFs São José, Nicoletti e Doncatto, no posto de Pedras Brancas e na Secretaria de Saúde. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde era de vacinar 90% dos grupos de risco e, com a ampliação do prazo da campanha, a Secretaria de Saúde de São Marcos atingiu o objetivo.

 

De 17 de abril a 9 de junho, foram vacinadas 776 crianças (75,56%); 114 gestantes (63,69%); 24 puérperas (82,76%); 2.560 idosos (95,56%); 473 profissionais de saúde (106,53%); 225 professores; 1.819 portadores de doenças crônicas; e 1.320 pessoas da comunidade em geral. No total foram vacinadas 7.311 pessoas, atingindo 90,57% dos grupos pioritários. "Aproveitamos a oportunidade para agradecer publicamente o envolvimento de todos os profissionais da Secretaria de Saúde de São Marcos, em especial equipe de enfermagem, Secretaria de Educação, imprensa, Emater e população em geral que se envolveram de alguma forma para que atingíssemos a meta estipulada pelo Ministério da Saúde afim de manter nossa população protegida contra os Vírus da Influenza", destacou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de São Marcos, Bruna Gonçalves.

 

As crianças de seis meses a 5 anos que fizeram a vacina pela primeira vez neste ano precisam receber a segunda dose. O intervalo entre as duas aplicações deve ser de 30 dias, por isso as doses já estão disponíveis em todos os postos de saúde. Para as gestantes e puérperas que ainda não receberam a aplicação, as vacinas também seguem disponíveis.

Ministério da Saúde amplia faixa etária para vacinação do HPV

Desde o mês de abril acontece a campanha de vacinação contra o HPV. A Secretaria de Saúde de São Marcos se deslocou a escolas do município para aplicar as vacinas em meninas de 9 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias e meninos de 12 anos a 13 anos, 11 meses e 29 dias. Agora, a partir deste mês de junho, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação para meninos de 11 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Para os meninos que iniciaram a primeira dose aos 14 anos, a segunda dose deve ser aplicada em um intervalo mínimo de 6 meses e máximo de 12 meses. De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Saúde, a vacinação em meninos contribui para o aumento da proteção também nas meninas, que também seguem podendo receber a vcina a partir dos 9 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias. As doses estão disponíveis gratuitamente em todos as unidades de saúde do município. É necessário apresentar o cartão de vacinação.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia