Educação   09/08/2017 | 09h37     Atualizado em 09/08/2017 | 10h06

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Escola Orestes Manfro de São Marcos recebe Troféu Educacional Leonel de Moura Brizola

Entrega do troféu aconteceu nesta segunda-feira (7) e faz referência às escolas que obtiveram as melhores notas no IDEB 2015. Escola Orestes Manfro conquistou o 1º lugar na categoria das escolas Estaduais, séries finais e iniciais do fundamental

Diretora da Orestes Manfro, secretaria municipal de educação e coordenadora da 4ª CRE receberam a premiação na segunda (7)
Diretora da Orestes Manfro, secretaria municipal de educação e coordenadora da 4ª CRE receberam a premiação na segunda (7)
Foto: divulgação Assembleia Legislativa

Em setembro de 2016 o Ministário de Educação (MEC) divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira Básica (IDEB) referente ao ano de 2015. São Marcos apareceu na lista das escolas que tiveram as melhores notas, com a Escola Estadual de Ensino Fundamental Orestes Manfro, que ficou em primeiro lugar nas séries iniciais e em primeiro lugar também nas séries finais entre as escolas estaduais. Agora, nesta segunda-feira, 7 de agosto, aconteceu a solenidade de entrega do Troféu Educacional Leonel de Moura Brizola, na Assembleia Legislativa do Estado, destinado às primeiras, segundas e terceiras escolas colocadas nos anos finais e iniciais do ensino fundamental da rede pública estadual e municipal. Estiveram na solenidade a diretora da Orestes Daniela Polidoro, a secretária municipal de Educação Tatiane Borghetti e a coordenadora da 4ª Coordenaroia Reegional de Educação Janice Moraes.

 

O IDEB foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e indica a qualidade da educação nacional, com o objetivo de desenvolver metas para melhoria dos índices registrados. Ele monitora os níveis de aprendizado através de dados concretos, sendo calculado a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. O Censo Escolar é o que aponta os índices de aprovação e é realizado anualmente. A Escola Orestes Manfro conseguiu uma das melhores pontuações nas séries iniciais, ficando com nota 7,8, junto com escola de Campinas do Sul e outra de Quarai. Nas séries finais a escola são-marquense atingiu nota 6,6.

 

A entrega da premiação foi realizada nesta segunda (7), pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, no espaço Memorial do Legislativo. A distinção foi criada pela Resolução 3.035, de 8 de abril de 2009, tendo premiado as escolas melhores colocadas no IDEB de 2009, 2011 e 2013. O troféu é uma homenagem ao ex-governador gaúcho Leonel de Moura Brizola. Natural de Carazinho, ele foi engenheiro civil, prefeito de Porto Alegre, deputado estadual, governador e deputado federal, e marcou suas gestões pelos altos investimentos na educação, através do seu projeto de melhorias com a crianção de novas escolas.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia