Saúde   21/08/2017 | 10h54     Atualizado em 22/08/2017 | 21h59

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

São Marcos: Semana de Vacinação do Adolescente foca HPV e Meningite C

De 21 a 25 de agosto acontece a Semana de Vacinação do Adolescente em todos as unidades de saúde de São Marcos. Estarão disponíveis as vacinas contra HPV, Meningite C, Hepatite B, Tríplice Viral e febre amarela

Doses são destinadas a jovens de 9 a 19 anos. Podem ser aplicadas até 3 doses conforme necessidade
Doses são destinadas a jovens de 9 a 19 anos. Podem ser aplicadas até 3 doses conforme necessidade
Foto: apenas ilustrativa

Com o objetivo de ressaltar a importância das vacinas e motivar a população a atualizar seu cartão de vacinação, a Secretaria Estadual de Saúde lançou a Semana de Vacinação do Adolescente. De 21 a 25 de agosto todos os municípios do Estado participarão da Semana. Em São Marcos, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, também participa do programa com vacinas disponíveis em todas as unidades de saúde a partir de hoje. A campanha segue até esta sexta-feira (25), com vacinas contra o HPV quadrivalente, Meningite C, Hepatite B, Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba) e febre amarela. Podem ser feitas até três vacinas no mesmo dia, mas é preciso que os agentes de saúde analisem o cartão para identificar qual é a de maior necessidade.

 

As vacinas ficam disponíveis gratuitamente para a população durante todo o ano, mas a Semana de Vacinação visa reforçar a necessidade de completar o esquema de vacinação. São as vacinas que têm a capacidade de erradicar doenças, prevenir infecções e reduzir o número de internações hospitalares. Por isso, meninos de 10 a 19 anos e meninas de 9 a 19 anos deverão comparecer às Unidades Básicas de Saúde portando cartão de vacinação da criança e do adolescente ou cartão do SUS para atualizar seu quadro de vacinas. Os jovens podem estar sozinhos para aplicar as vacinas, mas é necessária a apresentação de documento.

 

As unidades de saúde do São José, Francisco Doncatto e Nicoletti ficam abertas das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Na terça-feira há horário estendido até as 7h30 no Nicoletti e São José e na quarta-feira, no Francisco Doncatto. Na Secretaria de Saúde o atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 e na quinta-feira até as 19h. E em Pedras Brancas todos os dias há atendimento das 7h45 às 11h45 e das 12h45 às 16h45.

 

O foco da Semana de Vacinação do Adolescente é a prevenção contra o HPV e Meningite C, mas também para fazer os reforços das demais vacinas. Durante este ano, a Vigilância em Saúde tem realizado atividades nas escolas municipais, estaduais e particular de São Marcos, para realização das vacinas contra Meningite C e HPV. Até este mês de agosto foram vacinados 315 adolescentes contra o HPV e 377 contra a Meningite C.

 

O Ministério da Saúde fornece as seguintes recomendações sobre a aplicação das vacinas:

Vacina contra Hepatite B: são indicadas três doses para adolescentes.

Vacina contra Difteria e Tétano (dT): o esquema completo é de 3 doses feitas na infância, mais um reforço a cada 10 anos.

Vacina da Febre Amarela: uma dose que garante a imunidade por 10 anos.

Vacina Triviral: são indicadas duas doses.

Vacina HPV: esquema completo é de duas doses com intervalo mínimo de seis meses (meninas de 9 anos a 14 anos 11 meses e 29 dias e meninos de 11 anos a 14 anos 11 meses e 29 dias).

Vacina contra Meningite C: uma dose indicada para meninos e meninas de 12 e 13 anos de idade. Primeira dose é aplicada na infância, por isso, os meninos e meninas de 12 e 13 anos terão uma dose a disposição durante esta semana.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia