Recadastramento Biométrico   04/09/2017 | 07h52     Atualizado em 04/09/2017 | 08h09

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Recadastramento Eleitoral Biométrico vai até novembro: 7 mil são-marquenses ainda não fizeram

Eleitor deve agendar atendimento no site do TRE e comparecer com RG e comprovante de residência ao Cartório Eleitoral de São Marcos. Recadastramento é obrigatório

Processo no Cartório Eleitoral iniciou em março e segue até dia 29 de novembro
Processo no Cartório Eleitoral iniciou em março e segue até dia 29 de novembro
Foto: divulgada na Internet

São Marcos terá sua primeira votação através do sistema biométrico em 2017, quando os mais de 17 mil eleitores do município escolherão os novos deputados estaduais, federais, senadores, governador do Estado e presidente e vice da República. Mas para que o cidadão possa se identificar através da impressão digital na hora de ir à urna é necessário fazer o recadastramento eleitoral obrigatório. Em São Marcos o processo iniciou em março e o prazo final é o dia 29 de novembro. Conforme o chefe do Cartório Eleitoral de São Marcos, Ubiratan de Lima e Silva Goulart, até a última quarta-feira (30), aproximadamente 10 mil eleitores já haviam se recadastrado. Faltam, portanto, em torno de 7 mil eleitores. Ele destaca que o processo é simples e rápido. "Basta comparecer ao Cartório (na Rua João Carlos Gasparotto, 185) com RG (Carteira de Identidade) e comprovante de residência em nome da pessoa ou familiar de no máximo três meses", informa.

 

Ubiritan ressalta que os homens maiores de 18 anos que vão fazer o primeiro título eleitoral devem levar o Certificado de Reservista ou o comprovante de alistamento militar. Ele lembra que para fazer o recadastramento a pessoa deve realizar o agendamento pela internet, no site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), www.tre-rs.jus.br. "Dessa forma o cidadão evita filas. Quando há espaço atendemos também quem não fez o agendamento, mas a prioridade é para quem agenda", esclarece. Ele destaca que o eleitor que tiver dificuldade de acesso à internet pode fazer o agendamento diretamente no Cartório Eleitoral. A pessoa que não fizer o recadastramento biométrico perde o título eleitoral, mas provavelmente terá nova chance no ano que vem. "É importante as pessoas agilizarem o agendamento, porque tem caído o número e depois pode acumular no final", alerta. Ele lembra que o Cartório Eleitoral de São Marcos funciona de segunda à sexta-feira, das 12h às 19h.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia