Semana Farroupilha   08/09/2017 | 09h36     Atualizado em 10/09/2017 | 22h12

FacebookTwitterPinterestGoogle+LinkedIn

Programação Farroupilha inicia neste domingo (10)!

Chama Crioula chega a São Marcos e dá início à Semana Farroupilha neste domingo (10), que segue até dia 20 com atividades culturais, artísticas e provas campeiras, entre elas o Campeonato Municipal de Laço, que terá participação de 14 entidades

Programação inicia no dia 10 de setembro e finaliza no dia 20, Dia do Gaúcho
Programação inicia no dia 10 de setembro e finaliza no dia 20, Dia do Gaúcho
Foto: arquivo Jornal L’Attualità

Está chegando o momento de mais uma vez celebrar a cultura gaúcha. No Rio Grande do Sul o mês de setembro é especial para reviver a história da Revolução Farroupilha, relembrada sempre no dia 20 (data em que teve início a chamada Guerra dos Farrapos no ano de 1835). São Marcos também celebra a data anualmente com a sua Semana Farroupilha, organizada pelas entidades tradicionalistas do município. Neste ano a programação acontece de 10 a 20 de setembro, com o tema "Farroupilhas: Idealistas, revolucionários e fazedores de história", que homenageia os principais nomes envolvidos na Revolução. O objetivo central da programação é ressaltar os costumes do povo gaúcho, como pratos típicos, vestimentas, utensílios, apresentações culturais e esportivas, entre outras atividades. Estão envolvidos na comissão organizadora o coordenador geral Claudio Varela (Piquete de Laçadores Presilha do Rincão), o coordenador da campeira Luciano Tomiello (Piquete de Laçadores Tranqueira de Bugre) e o coordenador da artística Roque Castilhos (patrão do CTG Porteira da Serra). "Estamos nos programando há uns 60 dias. O que era bom a gente manteve, agora estamos tentando melhorar. Fizemos algumas mudanças e o principal é que o encerramento vai ser no próprio dia 20, que é o Dia do Gaúcho, antes era sempre no domingo, então vai ser mais especial", conta o coordenador geral da Semana Farroupilha, Cláudio Varela.

 

A programação para a festa gaúcha inicia no domingo, dia 10, às 8h30, quando a Chama Crioula sai de Vila Seca acompanhada por cavaleiros em direção a São Marcos. A chegada na Brigada Militar do município é prevista para as 9h45 e, às 10h30, a Chama será levada para o CTG Porteira da Serra, onde acontece o hasteamento das bandeiras e execução do Hino Rio-Grandense, marcando o início da Semana Farroupilha de São Marcos. Ao meio dia será servido almoço por adesão (ingressos à venda com a patronagem por R$ 25) e, às 17h, as bandeiras são arriadas (todos os dias acontece no CTG Porteira da Serra ou Tio Carlo o hasteamento das bandeiras, às 8h, e, às 17h, o arriamento). Nos dias 11 a 15 de setembro serão realizados os Painéis e Oficinas do CTG Porteira da Serra, às 8h30 e às 14h (na quinta e sexta-feira será às 15h), com temática sobre símbolos do Rio Grande do Sul, chimarrão e artigos antigos. No período da noite será aberto para visitação com Mateada e Tertúlia. E nos dias 18 e 19, às 8h30 e às 14h, acontecem os Painéis e Oficinas do CTG Tio Carlo, sobre brinquedos artesanais e jogos campeiros.

Coordenador geral da Semana Farroupilha, Claudio Varela, e coordenador da campeira, Luciano Tomiello, divulgaram programação no L’Attualità
Coordenador geral da Semana Farroupilha, Claudio Varela, e coordenador da campeira, Luciano Tomiello, divulgaram programação no L’Attualità
Foto: Jornal L’Attualità

A Semana Farroupilha tradicionalmente também integrava a Rústica Farroupilha, que neste ano não será realizada em setembro. De acordo com o diretor municipal de Esportes, Andrigo Biasotto, uma nova data será agendada. "Não vamos fazer a Rústica Farroupilha esse ano por uma decisão nossa, achamos que não combina. Então estamos conversando para fechar com uma empresa e possivelmente vamos fazer em novembro", esclarece Andrigo. Estão envolvidos na promoção da Semana Farroupilha os CTGs Porteira da Serra, Tio Carlo, Marca da Terra, Rincão Serrano, Vovô João Scain e Amigos do Laço, os Piquetes de Laçadores Tio Carlo, Tronqueira de Bugre, Rodeio Lajeado, Tropilha da Amizade, Potreiro da Serra, Rodeio dos Tiatinos, Gaúchos da Serra e Presilha do Rincão e o Departamento Campeiro Rancho Velho. A atração conta com o patrocínio do Posto Nova Era, Escritório Contábil Alceu Trevisan e Marilá Gozzi e Suspentech, além do apoio da prefeitura, Câmara de Vereadores, CIC, CDL, Brigada Militar e Paróquia.

Festa no Maranhão e Sessão da Câmara de Vereadores valorizam cultura gaúcha

A programação da Semana Farroupilha de São Marcos garante atrações para os são-marquenses durante 10 dias, que prometem agradar a todos os gostos com atrações culturais, campeiras e artísticas. No dia 13, quarta-feira, acontece o Baile Apaeano, no CTG Porteira da Serra, realizado pela Apae. E à noite haverá a Noite Gaúcha da Escola Maranhão, que inicia às 19h30. A festa será aberta ao público e terá buffet de salsichão e pão, pastel e docinhos, apresentação dos alunos, CTGs e artistas locais e, ainda, chegada da Chama Crioula na escola com os cavaleiros.

 

Na quinta-feira (14), às 19h, acontece a Sessão Solene da Câmara de Vereadores e entrega da Comanda Padre Pedro Rizzon aos tradicionalistas homenageados (neste dia a Sessão acontece no CTG Porteira da Serra). "Sempre procuramos citar um nome da artística e um da campeira para homenagear. Um é obrigatório, que é o coordenador do rodeio anterior, então outros dois temos que escolher. Então da artística vai ser o João Carlos Cioatto, que também já foi patrão de CTG; da campeira é o Vanir Casal, que foi patrão e é um grande incentivador da cultura gaúcha; e o Aldir Tomiello, que foi coordenador do Rodeio e da Semana Farroupilha também", explica o coordenador geral da Semana Farroupilha. Após a sessão, às 20h30, será servido jantar por adesão com show do músico Ernesto Nunes. No dia 15 de setembro, às 20h30, também integrado à programação, acontece o lançamento do livro "Cultura e Tradição Gaúcha", do professor João Valdir de Lima.

Comentários

Carregar mais comentários Comentar notícia